Silver Wraith WZB29: o carro das celebridades


Rolls-Royce que foi utilizado por figuras como Winston Churchill ou Greta Garbo vai a leilão, na Suíça, no final do mês.


Durante 13 anos, a Rolls-Royce produziu quase duas mil unidades do Silver Wraith, o primeiro modelo da marca depois de terminada a II Guerra Mundial. De todos, talvez o mais célebre seja o chassis WZB29, que passou a vida a transportar celebridades, como Winston Churchill ou Greta Garbo.

A importância do WZB29, que vai a leilão na Suíça, a 29 deste mês, é tal que até tem direito a um site próprio (www.rollswzb29.com), onde é contada ao detalhe a sua história, nomeadamente o seu desaparecimento, durante mais de três décadas.

Tendo deixado a fábrica no dia 12 de Dezembro de 1947, em direcção à Park Ward, onde recebeu a carroçaria, a 17 de Junho de 1948 foi vendido ao Barão Louis-Marie-Charles-Adolphe Vanderheiden, que o recebeu em Paris, cerca de duas semanas mais tarde.

Quando o Barão morreu, em 1952, o Rolls foi vendido ao húngaro Emery Reves, começando aqui a sua história glamorosa.

Reves e a sua esposa Wendy Russell já eram figuras destacadas do jet-set internacional, conhecidos por terem comprado a mansão “La Pausa”, originalmente construída por Coco Chanel na Riviera francesa.

Foi ali que durante décadas viveu o Silver Wraith WZB29, que serviu de meio de transporte a uma infindável lista de personalidades, que, para além de Churchill e Garbo, contou também como passageiros figuras como Konrad Adenauer, Aristoteles Onassis, Rainier e Grace do Mónaco, Errol Flynn e Clark Gable.

Toda esta lista tem origem no prestígio de Reves, escritor, editor e agente literário, nomeadamente do próprio Churchill.

Com o falecimento de Reves, a viúva decidiu ficar com o Rolls, que foi guardado na garagem do seu chalet “L’Hermitage”, em Monteaux.

Supõe-se que a viúva não deu uso ao automóvel, uma vez que em Outubro de 1980 as matrículas foram entregues às autoridades suíças, que receberam um requerimento para que o Rolls fosse “abatido”.

Durante décadas pensou-se que o mítico automóvel já não existia, até que, em 2014, sete anos depois do falecimento de Wendy Russell, o agente imobiliário Michel Colatruglio, encarregue de vender o chalet, encontrou o automóvel numa garagem.

Michel Colatruglio vendeu o chalet, mas comprou o Rolls-Royce Silver Wraith, que mandou restaurar completamente, devolvendo-lhe toda a aura que teve nos anos 50 e 60.

É nesse estado que se apresentará, no próximo dia 29, no leilão que a Oldtimer Galerie realizará em Gstaad, na Suíça. Apresenta-se com um valor estimado entre os 105 e os 115 mil francos suíços, um pouco mais em euros.




Fotos: Oldtimer Galerie 

Silver Wraith WZB29: o carro das celebridades Silver Wraith WZB29: o carro das celebridades Reviewed by Auto Vintage on 15.12.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.