O retomar do sonho de Giotto Bizzarrini


Primeiro exemplar do “Continuation” 5300 GT Corsa Revival saiu da fábrica.


Com trabalho meritório na Alfa Romeo, Ferrari e Iso, em 1964 Giotto Bizzarrini decidiu estabelecer-se por conta própria. Criou uma empresa com o seu próprio nome (que durou apenas nove anos) e os seus automóveis. Agora, seguindo a moda dos modelos “Continuation”, os detentores da marca acabam de dar como concluído o primeiro dos 5300 GT Corsa Revival.

Adquirida a denominação Bizzarrini, em 2020, pela Pegasus Brands, logo aí foi anunciado que havia o propósito de dar continuidade ao legado de Giotto Bizzarrini.

Recuando no tempo, Bizzarrini nasceu em Livorno em 1926, licenciando-se em Engenharia em 1953. No ano seguinte conseguiu emprego na Alfa Romeo, onde permaneceu por três anos, até se mudar para a Ferrari.

Integrado na equipa de desenvolvimento do construtor de Maranello, Giotto Bizzarrini esteve envolvido na criação de modelos como os 250 TR, 250 GT SWB e, até, do 250 GTO.

Sendo um dos técnicos afastados por Enzo Ferrari aquando da célebre “Revolta do Palácio”, Bizzarrini criou, depois, por encomenda do Conde Volpi uma versão única do 250, o GT SWB Drogo, usualmente designado como “Breadvan”.

Contratado, em 1964, pela Iso, ali desenvolveu o Rivolta e o Grifo. Seria com base neste último que Giotto Bizzarrini criaria o seu primeiro automóvel, o 5300 GT (desenhado por Giorgetto Giugiaro), que fez alinhar nas 24 Horas de Le Mans de 1965.

Vencendo a sua categoria, o 5300 GT – que regressou a Itália a rolar por estrada, conduzido por Giotto Bizzarrini – tornou-se de imediato um modelo icónico, que teve, de seguida, a versão Strada.

Apesar do impacto que causavam os modelos da nova marca italiana, comercialmente a Bizzarrini não teve muito sucesso, terminando a sua actividade em 1969, com cerca de 140 unidades fabricadas.

Agora, aderindo à moda “Continuation” – onde têm apostado marcas como a Jaguar e a Aston Martin –, a “nova” Bizzarrini, baseando-se nos planos de construção do chassis 0222 (o que correu em Le Mans), deu como pronto o primeiro 5300 GT Corsa Revival, dos 24 que vai fabricar, todos pintados em Rosso Corsa.

Feito totalmente à mão, o segundo exemplar será mostrado a 2 de Setembro, na próxima edição do Concurso de Elegância de Hampton Court.

Antes disso, assista ao vídeo que testemunha a saída da fábrica.



Foto e vídeo: Bizzarrini 

O retomar do sonho de Giotto Bizzarrini O retomar do sonho de Giotto Bizzarrini Reviewed by Auto Vintage on 11.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.