Modelo foi o primeiro “concept car” de um construtor europeu.
À “boleia” da próxima edição do Salão Internacional do Automóvel (IAA), a Opel decidiu evocar os 60 anos do Experimental GT, o primeiro “concept car” de um construtor europeu.
No IAA de 1965 (então ainda em Frankfurt, hoje em Munique), a Opel apresentou um modelo desportivo de dois lugares que ultrapassava o que era então a imaginação do design automóvel europeu.
Com as suas linhas emocionantes, frente plana com faróis retrácteis, guarda-lamas salientes e contornos marcantes na traseira, o Opel Experimental GT lembrava, pela sua aparência, a clássica garrafa de Coca-Cola, razão pela qual também veio a ser chamado de "Coke Bottle Shape" ("forma de garrafa de Coca-Cola").
Os responsáveis pela marca anunciam inicialmente o Experimental GT – o primeiro “concept car” de um fabricante europeu – como um estudo único de elevado desempenho.
A resposta do público e da comunicação social foi, no entanto, esmagadora: nunca se esperaria um desportivo tão extravagante vindo da Opel. A Imprensa e o público ficam extremamente impressionados com o design arrojado.
E apenas três anos após a estreia no IAA, o protótipo GT amadureceu e transforma-se num modelo de produção (o Opel GT) em tempo recorde.
A partir daí, inspirados pelo grande sucesso do Experimental GT, os designers e criadores de Rüsselsheim não mais pararam de criar “concept cars”, que viriam a marcar as décadas seguintes.
O Junior, de 1983, o Scamp, de 1993, o Frogster, de 2001, e o RAK, de 2011, entre outros, antecedem a aposta deste ano, o Corsa GSE Vision Gran Turismo.
Foto: Opel Media

No comments: