Parabéns Herr Röhrl!

Bi-campeão do Mundo de Ralis (em 1980 e 1982) faz hoje 75 anos.


Faz hoje 75 anos que, na cidade alemã de Regensburg, nasceu Walter Röhrl, futuro bi-campeão do Mundo de Ralis (em 1980 e 1982) e para muitos o melhor piloto de todos os tempos da especialidade. Continuando activo e a conduzir como só ele sabe, é tempo de dizer “Parabéns Herr Röhrl”!

O falecido Niki Lauda em tempos chamou-lhe “génio sobre rodas”. Outros vão mais longe e dizem que ele foi “o melhor piloto de Ralis de todos os tempos”.

Independentemente dessas qualificações, sempre subjectivas, certo é que os números da carreira de Walter Röhrl falam por si.

Com 75 provas do Mundial disputadas, venceu 14, tendo terminado no pódio por 31 vezes, obtendo os títulos mundiais de 1980 e de 1982.

No entanto, Röhrl, como ainda hoje lembrava a Porsche – da qual foi, até há pouco tempo, piloto de testes e da qual continua a ser embaixador –, não se limitou aos Ralis. Mais ninguém poderá orgulhar-se de, para além dos Ralis, ter somado vitórias em provas de pista (na TransAm, na IMSA e nos Turismo alemães) e de Rampa (Pikes Peak).

E tudo isto, como também salienta a Porsche, mantendo sempre a sua simplicidade, honestidade e profissionalismo.

Tendo começado a trabalhar aos 16 anos, como motorista (que mais poderia ser…) do Bispado de Regensburg e numa altura em as suas actividades desportivas ainda se dividiam com o ski, fez a sua estreia nos Ralis, em 1968, ao volante de um Fiat 850 Sport.

Face aos bons resultados que ia apresentando – ele que nunca escondeu que o seu objectivo “era mostrar que podia ganhar com qualquer carro", ou ainda, que conseguiria provar “que era, muito simplesmente, o melhor piloto de Ralis do Mundo – em 1973 foi contratado como piloto da Irmscher (preparador muito próximo da Opel), para no ano seguinte passar a ser o principal piloto da própria Opel Euro Händler Team.

A aposta deu logo frutos, com Röhrl a sagrar-se campeão da Europa em 1974, sendo que disputara o seu primeiro rali do Mundial (o Monte Carlo) no ano anterior.

Em 1975, na Grécia, com um Opel Acona, chegaria à primeira vitória num rali do Mundial, sendo o Acrópole o primeiro de 14 triunfos, obtidos ao volante do Fiat 131 Abarth (6 vitórias), do Opel Ascona (três), do Lancia 037 (três) e do Audi Quattro (duas).

Vencedor em Portugal por uma vez, foi no Monte Carlo onde obteve o maior número de êxitos, chegando em primeiro nos anos de 1980, 82, 83 e 84. A derradeira vitória em provas do Mundial aconteceu em Itália, quando venceu o San Remo de 1985, dois anos antes de se retirar do mais alto nível da modalidade.

Manteve-se ligado aos automóveis e, entre outras vertentes, mantém o seu Clássico Opel GT, que adquiriu ao seu antigo mecânico-chefe, Herbert Fabian. "Gosto de levar o

GT quando vou às compras", diz. "É a mistura perfeita entre prazer de condução e aceitação social – quando apareces num Opel GT não há ciúmes, só admiração”.

Afastando-se da competição, nem por isso Röhrl parou e continuou a emprestar os seus conhecimentos ao desenvolvimento de novos modelos, nomeadamente da Porsche.

Porsche que, ao lembrar o aniversário, começa por dizer o seguinte: “Se você tiver a sorte de ter o número de telemóvel dele, saberá que, quando liga Röhrl, muitas vezes, é atendido com esta mensagem: ‘Eu ligo de volta! Neste momento estou a trabalhar’. E o trabalho que ele ainda faz! Com prazer e por vontade própria, mesmo completando hoje 75 anos”.

Acrescenta a Porsche – que há um ano o surpreendeu, com o “seu” 924 Carrara GTS Rally restaurado: “Este é o nosso Walter Röhrl”.

Também é o nosso. Um verdadeiro Senhor!

Parabéns Herr Röhrl!








Fotos: Porsche Newsroom e Opel Media

Parabéns Herr Röhrl! Parabéns Herr Röhrl! Reviewed by Auto Vintage on 7.3.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.