João Kramer (1963-2022)


Faleceu o especialista Jaguar da Auto Vintage.


Noticiar um falecimento é sempre algo que nos custa fazer. Muito mais quando o temos de fazer a propósito de um dos nossos. Faleceu João Karmer, conhecido apaixonado por Clássicos, que na Auto Vintage era, desde 2012, o nosso especialista na marca Jaguar. Era isso e muito mais. Um autêntico Amigo deste projecto.

Nascido a 26 de Julho de 1963, Jurista de formação, com passagem pela política – portuguesa e alemã, onde radicavam as suas raízes –, João Kramer era, também, um grande apaixonado pelos Automóveis Clássicos. Iniciou a sua colaboração com a Auto Vintage, como dissemos, com especialista na marca Jaguar – dando continuidade à coluna originalmente escrita por outro Amigo da nossa revista, Miguel Côrte-Real.

Em pouco tempo, porém, João Kramer passou a ser muito mais para o nosso projecto.

O entusiasmo, que já lhe era conhecido do ACP-Clássicos – de que foi o rosto no Norte, durante muitos anos – ou do “seu” Jaguar Clube de Portugal, emprestou também à Auto Vintage.

Sempre empenhado em dar origem a novas iniciativas, esteve na origem da criação da iniciativa Encontros no Palácio e connosco organizou os maiores desfiles de Clássicos do Circuito da Boavista.

Nos dois últimos anos, com a paragem “forçada” da publicação em papel da nossa revista, João Kramer de tudo fez para que a publicação voltasse à sua forma tradicional, sonho que, infelizmente, não chegou a ver realizado.

Sem nunca se desligar dos Clássicos – ele que nessa matéria era bem eclético, indo a sua paixão dos seus “célebres” Morris Marina aos eternos Jaguar – tinha deixado funções directivas neste campo.

Decidira aplicar o seu eterno entusiasmo em prol de outras actividades, umas mais espirituais, como a Ordem de Malta, outras de envolvimento solidário com a sociedade, tendo assumido a presidência da SAOM, Serviços de Assistência Organizações de Maria.

As cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, às 10:00, na Igreja do Cristo Rei, na cidade do Porto.

À família enlutada, em especial à sua mãe, apresentamos as nossas condolências.



NDR – Com a excepção que se impõe, à regra deste ser apenas um espaço noticioso, fica uma nota pessoal.

Conheci João Kramer graças à paixão comum pelos Automóveis Antigos. A ligação reforçou-se pelo facto dele se ter tornado colaborador da Auto Vintage, em Setembro de 2012.

Com o passar do tempo, porém, ele veio a ser uma pessoa mais importante. Próxima, daquelas que sempre disseram “presente” quando tal foi necessário.

Os dois últimos anos – tão difíceis para todos nós – foram de especial prova disso mesmo, com ele sempre a querer criar condições para que a Auto Vintage voltasse a ser publicada regularmente em papel, como acontecia antes da pandemia.

Não viveu o suficiente para ver realizado esse seu sonho, também nosso. Talvez um dia, Amigo João…

Até sempre!

Fernando DaSilva 

João Kramer (1963-2022) João Kramer (1963-2022) Reviewed by Auto Vintage on 4.3.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.