Aston Martin DB4 Convertible: o nascimento de uma peça rara


Versão aberta foi apresentada no Salão de Londres a 18 de Outubro de 1961

À semelhança de muitos outros modelos britânicos – por estes dias celebra-se o aniversário de sucessivas edições do London Motor Show, dos anos 50 e 60 –, faz hoje 60 anos a apresentação de um novo Aston Martin: o DB4 Convertible. Apenas sete dezenas de unidades vieram a ser fabricadas, o que faz dele hoje uma peça muito valiosa.

Longe de ter sido um êxito comercial como a versão coupé, o Convertible (só mais tarde os descapotáveis da Aston Martin passariam a ser chamados de Volante), que já era ligeiramente mais caro aquando do lançamento (em 1961, a versão fechada custava 3.976 libras e a descapotável 4.194), com o passar dos tempos o Convertible veio a ganhar valor e a ser muito procurado.

Nos últimos oito anos apenas há registo de uma dúzia terem sido levados a leilão, vendidos, a partir de 2015, por um valor igual ou superior a um milhão de euros.

Foi, aliás, em 2015 que a Bonhams conseguiu por um DB4 Convertible o maior valor, ao vender um exemplar por 1,5 milhões de libras.

Dentro do total de 1.110 DB4 fabricados, 30 Convertible foram feitos ainda durante a Serie IV e os restantes 40 da Serie V, 

partilhando todas as soluções mecânicas do DB4, sendo que 32 dos Convertible foram equipados de origem com o mais potente motor Vantage.

Sendo considerado o mais raro dos Aston de estrada da era David Brown (se “esquecermos” os especiais Zagato), o Convertible fabricado semelhança dos seus “irmãos” na então nova fábrica de Newport Pagnell, e tem, como aqueles, uma carroçaria fabricada pela italiana Touring, a partir de um desenho de Harold Beach.

Ao contrário do célebre DB5, o DB4 Convertible nunca participou na saga James Bond, mas foi estrela no grande ecrã no filme “Italian Job”, onde era conduzido pelo personagem principal, encarnado por Michael Caine.


Foto: Media Aston Martin

Aston Martin DB4 Convertible: o nascimento de uma peça rara Aston Martin DB4 Convertible: o nascimento de uma peça rara Reviewed by Auto Vintage on 18.10.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.