São muitos os modelos que nos próximos 12 meses completam idades “redondas”.
Se o mundo voltar a ser o que era, não faltarão efemérides para comemorar em 2021. Vários modelos icónicos completam 50 ou 60 anos de existência, o que motivará muitas celebrações, dos “simples” apaixonados pelo modelo às próprias marcas que os criaram.
Idades mais vetustas celebram em 2021 dois modelos únicos: o Alfa Romeo 8C (que faz 90 anos) e o Pegaso Z-102 (apresentado há sete décadas). Mas, certamente os sexagenários e os cinquentenários terão maior destaque.
Começando por estes últimos, verifica-se que 1971 foi um ano bastante produtivo, seja em modelos exclusivos, seja em populares.
Foi há 50 anos que apareceram o Fiat 127 e o Morris Marina, assim como os Renault 15 e 17, o Alfa Romeo Alfasud e os mais exclusivos Maserati Bora e Rolls-Royce Corniche.
Mas, provavelmente, nos próximos 12 meses virão a merecer maior destaque os modelos que completam 60 anos.
É que o seu “peso” é superior na história do automóvel. Apenas para citar os principais, foi em 1961 que apareceram automóveis como o Renault 4, o Alpine A110, os primeiros BMW New Class, o MG Midget, o Volvo P1800, o Mini Cooper e o Jaguar E-Type, que é aquele que promete maiores festejos, organizados pela própria marca.
No comments: