A apresentação do revolucionário R16


Renault mostrou à Imprensa o seu novo modelo há 55 anos.

Completam-se amanhã 55 anos sobre a data em que, na Côte-d’Azur, a Renault apresentou um dos seus mais revolucionários modelos. Depois das primeiras unidades terem ficados prontas apenas no dia 2 de Janeiro, a Imprensa internacional via pela primeira vez o Renault 16.

Com um desenho absolutamente inovador – um dois volumes com uma ampla porta traseira para acesso à bagageira –, ao conciliar o carácter prático, com uma linha elegante, o Renault 16 foi o primeiro automóvel da chamada geração “Ao ritmo da vida”.

As linhas do Renault 16 foram uma obra conjunta de Philippe Charbonneaux e de Gaston Juchet (sendo este último, além de designer, também engenheiro de aerodinâmica, e á data o P-DG da Renault), enquanto que Pierre Dreyfus foi o autor da concepção estética do Renault 16.

O Projecto 115 (assim se denominou internamente o novo modelo) foi o resultado de cerca de quatro anos de trabalho, que acolheu numerosas inovações técnicas sob um design funcional.

O Renault 16 marcou também o seu tempo pela modernidade e pelo pioneirismo das características técnicas. O seu brilhante comportamento dinâmico era justificado pela excelência do chassis, num automóvel de tracção dianteira – na época, uma solução técnica ainda bastante rara no segmento – e pela instalação dos motores em posição central dianteira.

Motores que, incluindo as respectivas cabeças, assim como a caixa de velocidades eram em alumínio, uma estreia absoluta no mercado europeu.

Fabricado até 1980, do Renault 16 foram produzidos 1.851.502 unidades, a grande maioria saídas da fábrica de Sandouville, que foi especialmente construída para a produção deste modelo.

O Renault 16 foi ainda um modelo fulcral no crescimento da Renault fora da Europa, já que quase metade das suas vendas foram realizadas nos mercados fora da Europa, entre os quais os Estados Unidos, através de uma versão específica desenvolvida para aquele mercado. 

A apresentação do revolucionário R16 A apresentação do revolucionário R16 Reviewed by Auto Vintage on 4.1.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.