Parabéns Lamborghini



A 30 de Outubro de 1963 foi apresentado em Turin o 350 GTV, o primeiro modelo da marca.

O então presidente da República Italiana, Antonio Segni, inaugurou, a 30 de Outubro de 1963, faz hoje 56 anos, a 45ª edição do Salão de Turin. Eram muitas as novidades, mas de todas uma se salientou: o primeiro Lamborghini, o 350 GTV.
Criada, meses antes, por Ferruccio Lamborghini (desde 1948 um renomado fabricante de tractores), a Automobili Lamborghini, com sede em Sant'Agata Bolognese, a nova marca italiana anunciava-se declaradamente como futura concorrente da Ferrari, o que é natural, uma vez que Ferruccio Lamborghini decidiu investir na indústria automóvel na sequência de um diferendo com Enzo Ferrari.
Tendo reunido uma equipa de sonho – o estilista Franco Scaglione e os técnicos Giotto Bizarrinni e Gian Paolo Dallara – Lamborghini apresentou-se em Turin com o 350 GTV (que não passaria de protótipo, dando origem ao 350 GT, fabricado em série, com carroçaria produzida pela Touring), um automóvel de linhas ainda hoje elegantes e distintas, equipado com um motor V12, de 3,5 litros, capaz de debitar 320 cavalos, que permitiam ao conjunto uma velocidade de ponta de 250km/h.
O Lamborghini 350 GTV assumiu-se como a grande estrela do certame de Turin, num ano onde, curiosamente, não faltaram outros modelos icónicos a fazer a sua estreia. É que foi ali, na mesma data, que foram mostrados pela primeira vez automóveis como o Maseratti Quattroporte, o Iso Grifo ou o De Tomaso Vallelunga.

A indústria italiana encontrava-se, então, a viver os seus anos de ouro, destacando-se num certame onde marcaram presença 72 fabricantes e 21 carroçadores, provenientes de 13 países diferentes.
Parabéns Lamborghini Parabéns Lamborghini Reviewed by Auto Vintage on 30.10.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.