Vitória de Jorge Gouveia-Manuel Baeta, em Porsche 91 SC
Da Avenida Sá Carneiro à Rua Dr. Pita, junto ao portão da Quinta Magnólia. Cerca de 1.250 metros. A quase totalidade do traçado que em 1935 serviu de palco à primeira Rampa dos Barreiros. Hoje uma prova de Regularidade, integrada no Madeira Classic Car Festival, a Rampa dos Barreiros de 2017 teve como vencedores Jorge Gouveia e Manuel Baeta, em Porsche 911 SC, de 1981.
O objectivo dos concorrentes à actual Rampa dos Barreiros é ser o mais regular possível nas três subidas de prova que efectuam. Isto, cumprindo uma média mínima de 36km/h e máxima de 55. No final, a classificação é ordenada por décimos (ou centésimos) de segundo.
Como dissemos, a dupla Jorge Gouveia-Manuel Baeta foi a mais regular, com um total de 0,41 pontos, seguida (com 0,47) de Jorge Gordon-Maria da Luz Gordon, num Triumph TR3, de 1953.
Completou o pódio um dos mais originais automóveis à partida, o Sovam Coupe Sport 1100 A, da equipa José Camacho-Sérgio Matos (0,49 pontos).
Sempre acompanhada por muito público, da partida à chegada, a Rampa dos Barreiros é encarada por muitos como "a prova que todos querem ganhar" – e no total foram oito as equipas que somaram menos de um segundo na diferença das três subidas – outras, apenas participar.
Terá sido esse o espírito do condutor do automóvel com o nº 13, nada menos que o secretário do Turismo, Eduardo Jesus, ao volante de um belo Alfa Romeo Giulietta Spider, de 1956.
Fotos de Rui Correia
Rampa dos Barreiros
Reviewed by Auto Vintage
on
1.6.17
Rating:
No comments: