Lamborghini Miura “despido” foi apresentado faz hoje 60 anos.
Tem uma das mais belas carroçarias da História do Automóvel. E, no entanto, foi apresentado apenas com o chassis e a mecânica, o que não impediu que, logo ali, tenha recebido inúmeras encomendas. Falamos do Lamborghini Miura, que, “despido”, apareceu pela primeira vez no Salão de Turin, a 3 de Novembro de 1965.
Faz hoje 60 anos. No stand da Lamborghini, ao lado do 350 GT, à época o único modelo da marca, o construtor decidiu mostrar o chassis e a mecânica do que viria a ser a sua próxima criação.
Um chassis que se dizia inspirado no do Ford GT 40 e um motor V12, colocado transversalmente em posição central, foram suficientes para atrair as encomendas de várias unidades.
Por essa altura, Marcello Gandini (ao tempo integrado na Carrozzeria Bertone), o pai da carroçaria do Miura, ainda estava a trabalhar numa das suas obras primas, trabalho que só deu por concluído no dia 24 de Dezembro desse mesmo ano, o que terá levado o designer a proferir a fase “ganhámos ao Menino Jesus por um dia”.
Em Março de 1966, no Salão de Genebra, o Miura já “vestido” foi mostrado pela primeira vez, sendo que ao longo desse ano foram fabricadas as primeiras unidades.
A 29 de Dezembro de 1966 foi entregue a um cliente a primeira unidade, o chassis 0862. Foi vendido, através da Lambocar, de Milão, ao marquês Gerino Gerini, que de imediato partiu em direcção a Cortina d’Ampezzo.
Regressando ao primeiro chassis do Miura (na imagem), aquele que foi mostrado há 60 anos, foi vendido, num leilão da Gooding, em 2013, pelo preço de 473.000 dólares.
Foto: Gooding/Christie’s
Reviewed by Auto Vintage
on
3.11.25
Rating:

No comments: