Todos os líderes dos “Nacionais” confirmaram títulos no Estoril.
Embora ainda sem o reconhecimento oficial da FPAK, face aos resultados das oito corridas do Cascais Racing Weekend, aqueles que já eram líderes dos “Nacionais” asseguram os pontos necessários para se sagrarem campeões.
Foi com resultados bastante diversos e histórias de corridas também diferentes que João Macedo Silva (Clássicos), Paulo Mendes (Menos de 1300), Luís Liberal (Legends) e Francisco Gonçalves (Super Legends), confirmaram as suas posições de líderes dos Campeonatos Nacionais de Velocidade.
Começando pelo último, Francisco Gonçalves, em Lotus Elise, foi o único dos líderes a vencer as suas duas corridas, sendo que a segunda – devido a uma das muitas entradas em pista do “Safety Car”, uma constante do fim-de-semana – teve menos cinco minutos do que aquilo que estava previsto.
Já entre os Legends, Luís Liberal, em BMW M3 E30, começou a jornada logo da melhor maneira. Arrancando do fundo da grelha, rapidamente recuperou posições, assumindo a liderança à segunda volta, caminhando para o triunfo que lhe garantia o título.
Joaquim Soares, em BMW M3 E36, venceu a segunda corrida, também encurtada, a cinco minutos do final previsto.
Entre os Clássicos de menos de 1300 o Cascais Racing Weekend foi, em matéria de vitórias, um exclusivo de Carlos Cruz e do seu Datsun 1200 Coupé, primeiro nas duas acidentadas corridas, nas quais Paulo Mendes levou o seu Citroën AX Sport a um terceiro e um segundo lugares, que lhe garantiram os pontos necessários para o título.
Por último, nos Clássicos de maior cilindrada a emoção foi maior, uma vez que, depois de ter rubricado o melhor tempo dos treinos, João Macedo Silva viu a mecânica do Porsche 911 RSR impedi-lo de terminar a primeira corrida, na qual venceu Rui Costa, em Ford Escort RS 1800, que dessa forma colocou pressão sobre o piloto do Porsche.
Apesar disso, na segunda corrida João Macedo Silva impôs-se e dessa forma garantiu o título nacional absoluto do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos.
Foto: Nuno Organista/FPAK/ANPAC
Reviewed by Auto Vintage
on
26.11.25
Rating:

No comments: