FuoriConcorso Velocissimo: o “outro” evento no Lago Como

Automóveis de corrida italianos são o tema deste ano.

Criado em 2019, como evento paralelo à Elegância de Villa d’Este, o FuoriConcorso deste ano – que adoptou para esta edição o subtítulo “Velocissimo” – será dedicado às máquinas italianas de corrida. E apresenta-se com um “plantel” de enorme qualidade.

Nas margens do Lago Como, nos jardins das Villa del Grumello e da Villa Sucota, estarão em exposição modelos tão diversos como o Lancia D24, vencedor em 1953 das Mille Miglia e da Carrera Panamericana, ou o Ferrari F248 F1, de 2006, que foi pilotado por Michael Schumacher.

No fundo o que ali acontecerá será a celebração da cultura automóvel italiana, do seu design, paixão e alto desempenho.

O evento FuoriConcorso acontece todos os anos nos jardins da Villa del Grumello e da Villa Sucota, com vista para o Lago Como e as montanhas ao redor.

Cada ano o evento destaca um aspecto diferente da história e da criatividade automóvel com uma selecção de automóveis e protótipos icónicos, raros e raramente vistos.

Este ano, para além do modelos já referidos, destacam-se a presença de máquinas como 

os Maserati 420M/58 Eldorado, de 1958, e o MC12 GT1, os Ferrari 166MM “Uovo”, o 250 GTO e o 499P vencedor de Le Mans e a denominada “escultura de corrida”, o OSCA MT4 da Carrera Panamericana.

Um amplo espaço será dedicado aos monolugares que marcaram a história da Fórmula 1. Lá estarão o Alfa Romeo GP Tipo 159, de 1951, o Maserati 250F e dois Ferrari icónicas: o já referido F248 F1, de 2006, e o F1 87/88C, que foi piloto por Gerard Berger.

Por sua vez, o mundo dos Ralis será celebrado com carros lendários como o Lancia Stratos Alitalia, vencedor do Monte Carlo de 1977, ou o Lancia Delta S4 Martini, vencedor de inúmeras competições.

Haverá ainda uma área inteira será dedicada à Alfa Romeo, com modelos que marcaram a história do automobilismo. Entre os protagonistas, o 6C 1750 com o qual Tazio Nuvolari venceu as Mille Miglia em 1930, o TZ2 de 1965 e o 33 TT 12 (na imagem), vencedor do Campeonato Mundial de Marcas em 1975.

Ao lado dessas lendas, também será possível admirar o novo 33 Stradale, uma releitura moderna do modelo icónico dos anos 60, de que foram produzidos apenas 33 exemplares.

Uma homenagem à tradição desportiva de Biscione, entre um passado glorioso e uma visão futurista.


Foto Media Stellantis

FuoriConcorso Velocissimo: o “outro” evento no Lago Como FuoriConcorso Velocissimo: o “outro” evento no Lago Como Reviewed by Auto Vintage on 19.5.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.