Co-proprietário da Red Bull comprou colecção Ecclestone

Mark Mateschitz – que terá pago cerca de 600 milhões de euros pelos 69 F. 1 – promete criar museu para expor o que adquiriu.

Nem leilão, nem venda caso a caso. A colecção de 69 carros de F. 1, reunida ao longo dos anos por Bernie Ecclestone, acaba de ser comprada por Mark Mateschitz, co-proprietário da Red Bull. Terá pago cerca de 600 milhões de euros e prometido criar um museu, para expor tudo o que adquiriu.

A notícia foi inicialmente divulgada pelo Daily Mail, tabloide britânico sempre muito atento a tudo o que diz respeito a Ecclestone – e nem sempre pelos melhores motivos… – e durante algumas horas duvidou-se da sua veracidade.

No entanto, já hoje, o próprio Ecclestone, o antigo “patrão” da Fórmula 1, já confirmou o negócio, mostrando-se muito satisfeito com o desfecho.

"Isso é bom. Estou mais do que feliz com o destino deles. Eu não os teria vendido a alguém se não soubesse onde eles terminariam. Eles vão construir algo como um museu e é lá que eles ficarão”, afirmou Ecclestone à Reuters.

Curiosamente, na mesma declaração, Ecclestone ainda afirmou que “havia interesse de outras partes, mas em grande parte de pessoas erradas".

Convidando os interessados a conhecer detalhes sobre a colecção na nossa publicação de há três meses, em https://www.auto-vintage.net/2024/12/uma-boa-parte-da-historia-da-f-1.html, resta explicar quem é o comprador.

Mark Mateschitz, de 32 anos, com uma fortuna calculada em cerca de 40 mil milhões de dólares – o que lhe vale o título do millennial mais rico da Europa – herdou em 2022 a fortuna do seu pai, Dietrich Mateschitz, incluindo a quota de 49% da Red Bull.

Sem revelar quanto pagou pela colecção – sendo que diversas fontes garantem que o valor foi de 500 milhões de libras, o que, ao dia de hoje, representa 596 milhões de euros –, Mateschitz tem sido citado como tendo declarado que “a colecção será cuidadosamente preservada, expandida ao longo dos anos e, em um futuro próximo, será disponibilizada ao público, num local apropriado".

Por esclarecer fica qual foi o papel de Tom Hartley Jnr. na transacção, ele a quem tinha sido confiada a venda. A dúvida surge pelo facto de Ecclestone e Mateschitz serem amigos próximos e, aparentemente, não terem necessitado de intermediário para fazer o negócio.


Foto: Tom Hartley Jnr.

Co-proprietário da Red Bull comprou colecção Ecclestone Co-proprietário da Red Bull comprou colecção Ecclestone Reviewed by Auto Vintage on 7.3.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.