Afastando-se dos salões dos Modernos, marcas apostam forte no certame parisiense dos Clássicos.
Com as suas portas abertas até ao próximo domingo, a edição deste ano da Rétromobile de Paris – e tudo o que gira em seu torno – assume-se cada vez mais como o foco da atenção de muitos dos grandes construtores.
Na imensidão do espaço da Rétromobile, nas Portas de Versailles, como é habitual, não faltam motivos de interesse proporcionados pelos grandes comerciantes internacionais de Clássicos, pelas leiloeiras que marcaram vendas para Paris, pelos clubes e, até, pelo pequeno comerciante de peças.
Mas é crescente a presença dos grandes construtores de automóveis, numa presença que contrasta com o distanciamento que se tem verificado entre as marcas e os salões de Modernos.
O destaque vai, naturalmente este ano, para a DS, que tenta aproveitar ao máximo os 70 anos do modelo que hoje dá nome à marca.
Mas, os franceses não estão sozinhos.
A Mercedes-Benz, por exemplo, deslocou até Paris o 600 “Grand Mercedes” (W100) que foi da cantora lírica Maria Callas e o veículo experimental C 111-II, de 1970.
Mas levou, também, dois 300 SL Gullwing, restaurados pela Mercedes-Benz Classic, destinados a serem vendidos.
Com a Mazda a aproveitar o certame de Paris para evocar os 35 anos do MX-5, enquanto que a Porsche destaca os 25 anos do 911 GT3, diferente é a aposta da Bentley, que levou até à Cidade Luz vários exemplares, mas com principal destaque para um 4 1/2 L Supercharged “Blower”, modelo Continuation, de que estão previstos virem a ser construídas 12 unidades.
Cadillac, Maserati, Toyota e Skoda também marcam presença, cada qual escolhendo uma abordagem diferente. Como o fez a Renault, que aproveitou o salão dos Clássicos para mostrar pela primeira vez o novíssimo Filante Recorde 2025, apresentado como o herdeiro da história e do património da marca, na esteira do 40 CV des Records e do Étoile Filante, construídos, respectivamente, em 1925 e 1956.
Abordagens diferentes nesta 49ª edição da Rétromobile, que, também ela, não pára de evoluir. Ao ponto de em 2026, no ano da sua 50ª edição, “saltar” para o outro lado do Atlântico: em Nova Iorque, de 19 a 22 de Novembro de 2026, decorrerá a primeira edição do Retromobile USA .
Foto: Rétromobile

No comments: