Ao contrário do casamento com a actriz, relação do escritor com o todo-o-terreno durou até à sua morte.
Um Land Rover Series II 88-inch Hardtop, de 1961, vai a leilão a 24 de Janeiro em Scottsdale, Arizona. A Bonhams anuncia-o como tendo sido de “Arthur Miller e da sua mulher Marilyn Monroe”. Acontece que antes da compra do todo-o-terreno o escritor e a actriz já se tinham divorciado…
Comprado por Arthur Miller directamente à fábrica, com alguns detalhes ao gosto do vencedor do Pulitzer de 1949 – capota rígida com vidros laterais, limpa-para-brisas adicional, acelerador manual, manómetros auxiliares e bancos rebatíveis traseiros virados para o lado –, o Land Rover foi logo levado para a propriedade que Miller tinha em Roxbury, no Connecticut, longe, portanto dos olhares dos paparazzi que poderiam perseguir o casal nas ruas de Nova Iorque.
Acontece, porém, que o casal, enquanto tal, já não existia.
Terceiro casamento de Marilyn Monroe, os cinco anos de matrimónio da actriz com o escritor chegaram ao fim meses antes de aparecer o Land Rover.
Anunciado ainda no final de 1960, o divórcio foi assinado a 20 de Janeiro de 1961 – data que não foi escolhida ao acaso, pois foi o dia da posse do presidente Kennedy e dessa forma a Imprensa “esqueceu” o acontecimento –, sendo que, portanto, o Land Rover não foi efectivamente do casal, mas apenas de Arthur Miller.
E foi do escritor por todo o resto da vida.
Na verdade, Arthur Miller, que até gostava de “sujar as mãos” e fazer algumas intervenções mecânicas, manteve o todo-o-terreno durante 44 anos, até ao dia do seu falecimento, a 10 de Fevereiro de 2005.
Daí para cá, ficou à guarda da família, que agora o decidiu confiar à Bonhams para que seja leiloado em Scottsdale.
Sem preço de reserva, mesmo não tendo sido o jipe de Marilyn – existem, de facto, imagens da actriz com um Land Rover, mas não o desta história – deverá atingir um valor apreciável.
Foto: Bonhams
No comments: