Seis equipas portuguesas nas 3 Horas de Spa


Prova marca o arranque da época do Historic Endurance.

 

A temporada de 2024 do Iberian Historic Endurance tem o seu início este fim-de-semana num dos palcos mais aclamados do automobilismo, o Circuit de Spa-Francorchamps, na Bélgica, com a tradicional corrida mais longa do calendário, as “3 Horas de Spa”, que contam com seis equipas portuguesas.
Com a antecipação de dois meses da edição deste ano do Spa Summer Classic, as “3 Horas de Spa” realizam-se este ano ligeiramente mais cedo do que o habitual. Contudo, esta alteração de posicionamento no calendário em nada beliscou a magnitude do evento, que voltará a reunir uma grelha de partida impressionante, com alguns dos melhores exemplares de competição das categorias de GT e Turismos construídos até 1976.
Ao todo, vão alinhar na grelha de partida 67 carros de 16 construtores diferentes, que serão conduzidos por mais de 130 pilotos de 13 nacionalidades diferentes e com diversos percursos no automobilismo.
O contingente português nas Ardenas voltará a estar muito bem representado, com um grupo de pilotos experiente e apaixonado pelas competições de clássicos. Doze pilotos portugueses aceitaram o desafio da Race Ready e vão enfrentar um dos mais exigentes circuitos do mundo.
As seis equipas lusitanas que se apresentarão à partida estarão todas com Porsche 911, sendo que três deles são da categoria H-1976.

A LSCC inscreveu um RS de motor 3 litros para a dupla Bruno Duarte-Filipe Jesus, que foi uma das principais animadoras do Historic Endurance em 2023, e um exemplar idêntico, mas de motor 2,8 litros, da Amaracing, para Mário Meireles-Vasco Nina, os vencedores das “3 Heures de Pau” do ano passado. Ausentes desta prova na temporada transacta, Carlos Brizido-João Pina Cardoso regressam a Spa-Francorchamps, com o mesmo 911 3.0 RS que fez a pole-position na última edição dos 250 km do Estoril.
Na categoria H-1971, o preparador Garagem João Gomes vai colocar em pista três carros germânicos: o 911 ST “Bomba Verde” ex-Américo Nunes, para Manuel Ferrão e o seu filho Diogo, o elegante 911 SWB (H-1965) de Nuno Nunes e o 911 ST (H-1971) de Piero Dal Maso, sendo que o jovem Guilherme Dal Maso e José Carvalhosa (este último o vencedor do “1000km Trophy” de 2023), deverão fazer turnos de condução em ambos os carros.

A lista de inscritos conta ainda com várias caras conhecidas do desporto motorizado mundial que dispensam apresentações, como os ex-campeões do BTCC Gordon Shedden e Andrew Jordan, a ex-piloto do DTM Vanina Ickx, filha de Jack Ickx, o piloto oficial da Ford no WEC, Ben Barker, o ex-campeão belga de carros de Turismos, Pierre-Alain Thibault, ou ex-pilotos do FIA-GT, Cor Euser e Markus Palttala.
Ao contrário do que tinha sido hábito até aqui, desta vez a prova terá os treinos de qualificação irão decorrer na tarde de sábado, pelas 17:10 (hora local) e a corrida na manhã de domingo, com o início marcado para as 09:50. 

Para Diogo Ferrão, responsável pelo Historic Endurance, as 3 Horas de Spa “abrem a temporada com uma grelha extraordinária, tanto em qualidade como em quantidade. Desde o Brexit, que coincidiu com a pandemia, que não víamos uma grelha assim, o que é sinal de que o mundo está a regressar à normalidade. Gostaria de dar umas especiais boas-vindas aos pilotos vindos do Japão e dos Estados Unidos da América que retornam à prova após alguns anos de ausência”.


Foto: Race Ready 

Seis equipas portuguesas nas 3 Horas de Spa Seis equipas portuguesas nas 3 Horas de Spa Reviewed by Auto Vintage on 26.4.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.