Automóvel – que continua a ter matrícula portuguesa – anunciado por meio milhão de libras.
Quase a completarem-se 30 anos sobre a data da sua morte – a 30 de Maio de 1994 –, Ayrton Senna volta a ser notícia. O Honda NSX, um dos automóveis que teve em Portugal para seu uso pessoal, acaba de ser colocado à venda em Inglaterra. Com o preço de 500 mil libras…
Oferecido pela Honda ao campeão brasileiro, o Honda NSX, de 1991, permanecia em Portugal na data do falecimento do piloto, sendo que não é certo que ainda fosse seu, uma vez que a McLaren deixou de utilizar motores do fabricante nipónico e, ao que parece, o automóvel foi sempre da Honda, estando apenas ao uso do piloto.
Essa conclusão pode ser retirada de um documento que acompanha o anúncio da venda, no site da Auto Trader.
Num fax, a Honda Suíça informa o comprador – o britânico Robert McFagan, que adquiriu o automóvel no Algarve, em 2013 – de que o NSX foi confiado a Senna, “para seu uso pessoal, enquanto durou a ligação entre o piloto e a Honda Motor Co.” e que posteriormente foi entregue ao concessionário Nipomotor.
Robert McFagan afirma que comprou o Honda NSX em 2013, “durante uma viagem ao Algarve. Tenho-o desde então, orgulhosamente guardado na minha propriedade em East Sussex”.
Continuando a manter a matrícula portuguesa – “SX-25-59” –, apresenta-se actualmente com 63 mil quilómetros percorridos, tendo sido exibido no Goodwood Festival of Speed de 2016 e em Imola, em 2019, nas cerimónias evocativas dos 25 anos da morte de Senna.
Fabricado pela Honda entre 1990 e 2005, a primeira geração do NSX (que foi sucessivamente evoluído, tendo várias versões) era originalmente alimentado por um motor V6 de 2.977cc, que debitava uma potência de 270 cavalos.
Ayrton Senna foi um dos pilotos que participou no desenvolvimento do automóvel, em testes que tiveram lugar em Suzuka e em Nürburgring.
Até agora, o Honda NSX da primeira geração (de 1992) de preço mais elevado foi vendido no leilão da Iconic Auctioneers realizado no NEC Classic Motor Show, em Birmingham, a 12 de Novembro de 2022: rendeu, então, 112.500 libras.
Fotos: Auto Trader
No comments: