Adeus a Ratzenberger na véspera da morte de Senna

Nos 30 anos do fatal acidente do campeão brasileiro, mostramos o “teaser” da sua nova série da Netflix.

Entre hoje e amanhã cumprem-se 30 anos sobre aquele que ficou conhecido como “o mais negro fim-de semana da Fórmula 1”. Faz hoje 30 anos, em Imola, o austríaco Roland Ratzenberger faleceu na sequência de um despiste nos treinos de qualificação. No dia seguinte, 1 de Maio de 1994, também o tri-campeão mundial Ayrton Senna encontrou ali a morte.

Imola, palco do G.P. de San Marino de 1994, ficará para sempre na história da Fórmula 1.

Pelas piores razões.

Já depois de um grave acidente com Rubens Barrichello, nos treinos de sexta-feira, Roland Ratzenberger, ao volante de um Simtek, na qualificação de sábado (dia 30 de Abril), teve um despiste de consequências bem mais graves.

Perdendo uma parte da asa dianteira do seu monolugar, o austríaco não abrandou e continuou a tentar o melhor tempo possível.

A asa acabou por se perder totalmente e, a 300km/h, o despiste na Curva Villeneuve foi inevitável, acabando o piloto por ter morte imediata.

Não havendo registo de qualquer morte na Fórmula 1 desde 1986 – e mesmo esse acidente, que vitimou Elio De Angelis, não ocorreu num Grande Prémio, mas numa sessão de testes, em Paul Ricard –, a morte de Ratzenberger abalou todo o Circo, sendo que os relatos são unânimes a dizer que o mais afectado foi… Ayrton Senna.

Já no domingo, 1 de Maio, na sexta volta da corrida, Ayrton Senna, ao volante de um Williams FW 16, perdeu o controlo do carro na Curva Tamburello, embatendo violentamente no muro.

Senna foi assistido no local e depois levado para o Hospital Maggiore de Bolonha, onde poucas horas depois foi declarado o seu falecimento.

Aquele que era à época o mais popular dos pilotos, transformava-se numa lenda, para sempre lembrada, seja em exposições como a que actualmente está patente em Itália – no Mauto de Turin, denominada “Ayrton Senna Forever – seja nos ecrãs, como acontecerá ainda este ano com a estreia da série da Netflix, simplesmente com o nome “Senna”.

O “teaser” desta produção da Gullane, que tem no actor brasileiro Gabriel Leone o protagonista, foi hoje revelado, também como forma de assinalar os 30 anos da partida de um dos mais imortais pilotos de F. 1 de todos os tempos.




Foto e Vídeo: Netflix Brasil

Adeus a Ratzenberger na véspera da morte de Senna Adeus a Ratzenberger na véspera da morte de Senna Reviewed by Auto Vintage on 30.4.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.