Testa Rossa 0704 TR mudou de mãos


Venda privada na origem da transacção do único dos Ferrari oficiais que nunca foi restaurado.


Com as atenções todas voltadas para os leilões do Arizona, a Gooding & Company (que não teve leilão em Scottsdale) aproveitou esses dias para mediar a venda privada do Ferrari 250 Testa Rossa 0704 TR, o único dos automóveis de fábrica do final dos anos 50 que nunca foi restaurado.

Como lembra a Gooding, este não é um Ferrari qualquer. David Gooding, presidente e co-fundador da leiloeira, afirma mesmo que “o significado histórico do 0704 TR nunca pode ser suficientemente enfatizado, especialmente porque é o único Ferrari 250 Testa Rossa ainda existente tal como foi construído”.

Apesar de ter chegado aos nossos dias sem nunca ter sido restaurado, não se pense que 0704 TR teve uma vida tranquila ao longo dos seus 67 anos de vida.

Tendo feito a sua estreia em competição nas 24 Horas de Le Mans de 1957 – confiado à dupla Olivier Gendebien-Maurice Trintignant, não tendo chegado ao final, devido a um piston partido – alinhou em diversas outras provas do Campeonato do Mundo de Carros de Sport.

Usado exclusivamente pela equipa de fábrica em 1957 e 1958, foi pilotado por Phil Hill, Olivier Gendebien, Maurice Trintignant, Peter Collins, Mike Hawthorn, Wolfgang Seidel e Richie Ginther.

Ao longo da sua carreira no “Mundial” somou duas vitórias, nas 12 Horas de Sebring de 1958 e nos 1.000 Km de Buenos Aires do mesmo ano, em ambas as vezes com a equipa Phil Hill-Peter Collins.

Foi ainda, com a mesma dupla, quarto na Targa Florio de 1958 e segundo nos 1.000 Km de Nürburgring, aí confiado a Mike Hawthorn-Peter Collins. Regressou a Le Mans, ainda em 1958, e voltou a ser traído pela mecânica (embraiagem).

Foi então cedido a John von Neumann, representante da Ferrari na California, que o inscreveu em várias provas no continente americano.

Em 1962 foi adquirido por Arthur True, competiu em várias provas, até que em 1967 o piloto morreu, tendo deixado em testamento o Testa Rossa… ao Museu Henry Ford.

Ali ficou durante 30 anos, tendo sido então comprado pelo coleccionador brasileiro Abba Kogan, que o manteve cerca de sete anos, após o que o vendeu para a Europa.

Já neste século teve várias aparições em Goodwood e, em 2014, em Pebble Beach.

Voltando a David Gooding, nas suas palavras, “a venda privada deste Testa Rossa é uma das transacções mais significativas de qualquer Ferrari clássico nos últimos anos. Estamos orgulhosos de ter desempenhado um papel fundamental nesta troca. Da sua incrível história de corrida ao seu estado notavelmente bem preservado e não restaurado, o 0704 TR é um dos poucos carros que evocam a era de ouro da Ferrari, sobrevivendo em condições quase intocadas”.

Como é normal nestas vendas privadas, a Gooding & Company não revelou o valor da transacção nem o nome dos envolvidos, mas a título indicativo este mesmo Ferrari 250 Testa Rossa foi vendido em 2014 pelo britânico Tom Hartley Jr., por um valor então estimado em 40 milhões de dólares.

Foto: Gooding & Company 

Testa Rossa 0704 TR mudou de mãos Testa Rossa 0704 TR mudou de mãos Reviewed by Auto Vintage on 30.1.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.