90 anos (e muito mais…) separam os dois modelos.
Para celebrar 90 anos do seu design, a Jaguar acaba de juntar, à frente do Hotel The Chancery Rosewood, o (pouco consensual) Jaguar Type 00, nascido este ano, e o SS, de 1935. Ambos, segundo o fabricante, no seu tempo e ao seu modo, representam a fusão de linhas modernistas com a arte britânica contemporânea, refletindo o esforço artístico da Jaguar.
“A Jaguar sempre foi pioneira em originalidade, definida pela excelência em design e por um espírito destemido e inovador. Antes do lançamento do nosso veículo de produção no próximo ano, é vital que continuemos a lembrar às pessoas o que torna a Jaguar única: ser ousada, inesperada e assumidamente diferente. Com o Type 00, estamos desafiando as convenções da indústria automotiva, assim como o SS Jaguar fez na sua época”, disse, a propósito do “encontro”, Rawdon Glover, Director da Jaguar.
O primeiro modelo a ostentar o nome Jaguar, o SS exemplifica a filosofia original de Sir William Lyons: não copiar nada.
Com a sua linha de tecto baixa e o capot alongado, o SS Jaguar representou um afastamento ousado das convenções da primeira metade do Século XX.
Quando a maioria dos carros britânicos era vertical e utilitária, o SS Jaguar introduziu uma silhueta elegante e baixa, com um capot longo e linhas fluidas.
Do SS até à actualidade, cada era na história da Jaguar produziu vários ícones que se recusaram a passar despercebidos: o XK120 estabeleceu recordes de velocidade, o E-Type redefiniu a beleza, o XJS uniu luxo e desempenho e o F-Type reacendeu o desejo por carros desportivos.
Segundo a marca, a Jaguar nunca seguiu o comum: sempre liderou com elegância, design arrojado e desempenho que toca a alma.
Foto: Jaguar Media
Reviewed by Auto Vintage
on
11.12.25
Rating:

No comments: