Provas para Clássicos com combustíveis verdes


Porsche 911 correrão no próximo Goodwood Revival utilizando alternativa à gasolina. Rally das Tulipas também terá solução ecológica.


Todos os Porsche 911 que alinharão no próximo Goodwood Revival utilizarão um combustível sintético. Antes disso, já no próximo mês, o Rally das Tulipas para Automóveis Antigos terá 20 Clássicos alimentados por um combustível ecológico. Talvez ainda mais importante: não será necessária qualquer adaptação nos Clássicos para a utilização dos novos combustíveis.

O futuro é já aí e, nestes dias em que se levantam tantas questões sobre os motores de combustão interna, há quem se antecipe. Assim já acontece em competições com automóveis actuais (como a Porsche SuperCup) e os Clássicos vão agora pelo mesmo caminho.

Para já sabe-se que a grelha dos 30 Porsche 911 pré-1966 que alinharão em Goodwood no Fordwater Trophy – corrida que servirá para celebrar os 60 anos do modelo – serão alimentados por um combustível “verde”, que provavelmente será o que o fabricante alemão tem vindo a desenvolver em colaboração com a Mobil, a partir de energia eólica.

Diferente é o caminho seguido pelo Rally das Tulipas, a mais antiga prova do género nos Países Baixos.

Tendo feito uma primeira experiência no ano passado, apenas com um automóvel, a organização do Rally das Tulipas desafia este ano até 20 participantes a utilizarem o combustível desenvolvido pela Coryton, que, a partir de desperdícios agrícolas produz um combustível com 98 octanas.

Segundo o organizador dos Países Baixos, a solução proposta “é um combustível com 80% de CO2 neutro, que se mistura suavemente com a gasolina comum e pode ser usado diretamente em todos os carros participantes sem modificações”.

Para o Rally das Tulipas serão disponibilizados gratuitamente 1.000 litros deste combustível.

Esta iniciativa, que visa demonstrar que os Automóveis Antigos têm um futuro ecologicamente correcto, mesmo quando utilizados num rali, conta com o apoio da federação holandesa (a FEHAC), que tem sido uma das entidades que, no âmbito da FIVA, tem estado na vanguarda destas preocupações.

FIVA que, aplaudindo estas experiências, tem apoiado não só os holandeses como também iniciativas do mesmo âmbito levadas a cabo pelas federações nacionais da Áustria, França, Alemanha e Reino Unido.


Foto: Goodwood Revival

Provas para Clássicos com combustíveis verdes Provas para Clássicos com combustíveis verdes Reviewed by Auto Vintage on 28.4.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.