Portugueses satisfeitos no final do Flying Scotsman

José Romão de Sousa-Ivo Tavares terminaram na 28ª posição, terceiros da sua categoria.


Terminou a nova aventura de José Romão de Sousa e de Ivo Tavares no Flying Scotsman, o peculiar rali de regularidade britânico, que reivindica ser a mais antiga prova do género em território Velha Albion. Na hora do balanço e apesar de todas as contrariedades, os portugueses mostraram-se satisfeitos.

Embora apenas tenham “ganho” um lugar na Geral face à edição do ano passado (este ano 28ºs), Romão de Sousa-Tavares, mais um vez alinhando com o Alvis Speed 20 SA, de 1933, declaram-se “muito contentes” não só por terem voltado a terminar a difícil prova britânica como também pelo facto de terem começado mal e terem passado os três dias a recuperar.

A cereja no topo do bolo acabou por ser o pódio (terceiro posto) da classe em que se encontravam, bem melhor do que o 10º em idêntica classificação em 2022.

Como contou Ivo Tavares, o primeiro dia terminou com um sentimento “agridoce”.

“Começámos mal na primeira regularidade, em consequência de um engano. Depois, no terceiro teste fomos atrapalhados por outro carro, entrámos num celeiro e foram mais dois minutos”.

A partir da tarde o desempenho dos portugueses começou a melhorar, traduzindo-se numa recuperação de 15 lugares.

Já o segundo dia da prova foi bastante positivo, continuando a recuperação e terminando a jornada na 36ª posição, sextos da classe.

Por fim, no derradeiro dia da prova a recuperação continuou até ao referido 28º lugar final (nada mal para quem chegou a estar em 61º) e terceiro da classe.

Uma jornada com saldo positivo. Mais um vez, nas palavras do navegador, “foi uma aventura inesquecível, só possível pelo convite do José Romão de Sousa, com o Alvis Speed 20 SA, de 1933, a aguentar os 955km da prova sem qualquer queixa. Impressionante”.

A terminar, registe-se que a edição deste ano teve como vencedores Paul Crosby-Ali Procter, com um MG TB Supercharged, de 1939.

Apenas para que se tenha uma ideia das dificuldades encontravas pelos concorrentes, partilhamos um pequeno video on board, captado por Ivo Tavares durante a prova.


Foto: Hero Era Rally




Portugueses satisfeitos no final do Flying Scotsman Portugueses satisfeitos no final do Flying Scotsman Reviewed by Auto Vintage on 17.4.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.