Clássicos “ajustam-se” ao fim do Credit Suisse


Banco helvético era um patrocinador fundamental para eventos com o Goodwood Revival ou o Concurso de Elegância de Pebble Beach.


Absorvido pelo seu concorrente UBS, o fim do Credit Suisse está a provocar ondas de choque nos mais variados sectores de actividade. Os grande eventos de Automóveis Clássicos não escapam e procuram ajustar-se.

“Por enquanto, continuamos a cumprir os nossos compromissos sem qualquer alteração”, disse hoje à agência noticiosa France Press um porta-voz do Credit Suisse, questionado sobre os mais diversos patrocínios do banco ao sector do Desporto.

Mas, apesar dessa declaração, certo é que, como ontem titulava a France 24 numa notícia a propósito deste tema, “o colapso deixou os patrocinados num limbo”.

Olhando para o mundo dos Clássicos – o único que aqui nos interessa –, o envolvimento do Credit Suisse tinha já décadas e manifestava-se de várias formas, incluindo a constituição de uma colecção própria e, até, uma prova de estrada própria, o Credit Suisse Classic Car Rally.

Patrocinador único da “bíblia” dos leilões, o Classic Car Auction Yearbook, ainda se pode ler no site oficial do anuário a filosofia do banco helvético para os Clássicos:

“Introduzido em 2004, o Credit Suisse Classic Car Program tornou-se imensamente popular. Na última década, o Credit Suisse construiu uma rede de amigos e entusiastas que compartilham a paixão por carros Clássicos. A sua parceria com eventos excepcionais de Clássicos, incluindo os seus próprios ralis e a sua colecção de veículos históricos, reforça o compromisso do Credit Suisse com os automóveis Clássicos”.

Ainda mal se resolvia crise do banco fundado há mais de 100 anos e já o nosso congénere suíço “Zwischengas” publicava um artigo sobre o assunto – sob o título “Quando uma empresa tradicional desaparece” – em que questionava qual viria a ser o impacto da fusão bancária em diversos eventos.

O Credit Suisse era o principal patrocinador do Grande Prémio Histórico do Mónaco e um dos principais do Goodwood Revival ou do Concurso de Elegância de Pebble Beach.

Hoje, uma visita aos sites oficiais destes três eventos verificam-se três situações diferentes: no G.P. do Mónaco o Credit Suisse continua a “aparecer”; em Pebble Beach nem sinal; e no site do Goodwood Revival já se pode encontrar um novo patrocinador. A UBS…

Como se dizia no artigo da “Zwischengas”, “nem tudo o que o Credit Suisse tem feito na área dos Automóveis Antigos foi bom, mas o banco possibilitou a sobrevivência de alguns eventos. Muito dinheiro entrou e esse dinheiro provavelmente vai faltar num lugar ou em outro”.

Apesar de tudo, há sempre quem mantenha o optimismo. Como Yves Mittaz, o director do European Masters de Golf, que também tinha como principal patrocinador o Credit Suisse: “Não há razão para pânico”, afirmou. “É este o mundo dos negócios dos eventos: um patrocinador parte, outro chegará”, acrescentou.


Foto: ACM 

Clássicos “ajustam-se” ao fim do Credit Suisse Clássicos “ajustam-se” ao fim do Credit Suisse Reviewed by Auto Vintage on 24.3.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.