The I.C.E.: o mais original Concurso de Elegância


Lago gelado de St. Moritz recebe esta semana um evento singular.


Sem renegar toda a história dos Concursos de Elegância, o The I.C.E. é radicalmente diferente dos eventos do género. Do cenário até ao desenvolvimento do programa, que inclui uma sessão de condução sobre a superfície gelada do Lago St. Moritz.

Este ano a 24 e 25 de Fevereiro, ou seja, na próxima sexta-feira e sábado, o The I.C.E. é diferente em quase tudo.

A começar pelo próprio nome.

I.C.E. não quer dizer gelo (mas também, quer…) mas é o conjunto das iniciais de International Concours of Elegance, evento criado experimentalmente em 2019, depois suspenso devido à pandemia e, por fim, lançado em 2022.

Na origem deste original concurso está a descoberta feita, em 1985, por um grupo de britânicos que participavam numa concentração de modelos Bentley e que, quando chegados a St. Moritz, em pleno Inverno, ficaram a conhecer uma singularidade da estância turística suíça: durante cerca de três meses por ano, o Lago St. Moritz fica coberto por uma camada de cerca de 50 centímetros de gelo e sobre essa superfície faziam-se… corridas de cavalos.

Nasceu aí a ideia de fazer um evento, no mesmo cenário, reservado a automóveis Clássicos e Desportivos, contrariando outra “regra”: fazer os automóveis sair da garagem sem ser no Verão…

Efectuado um primeiro teste, em 2019, a primeira edição do The I.C.E. realizou-se há um ano, com um sucesso enorme, ao ponto de chamar a atenção dos grandes fabricantes. A Mercedes-Benz, por exemplo, vai participar este ano oficialmente, com vários modelos vindos directamente do seu Museu.

Continuando com o que distingue o The I.C.E. de outros Concurso de Elegância, em St. Moritz os automóveis são avaliados em dois momentos: na sexta-feira, parados, no que o programa denomina de “Parc Fermé”. Depois, no sábado, rodando numa pista oval, sobre  gelo, proporcionando aos condutores inesquecíveis momentos de condução e ao Júri avaliar o comportamento dinâmico das máquinas.

Nada com ver o vídeo oficial da edição do ano passado.


Foto e vídeo: The I.C.E. St. Moritz 

The I.C.E.: o mais original Concurso de Elegância The I.C.E.: o mais original Concurso de Elegância Reviewed by Auto Vintage on 20.2.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.