Centenário de Le Mans antecipado em Laguna Seca


50 vencedores das 24 Horas em exposição a abrir a Semana de Monterey.


As 24 Horas de Le Mans completam 100 anos em 2023 mas os norte-americanos decidiram antecipar a comemoração já para a próxima semana. A Monterey Motorsport Reunion, que anualmente se realiza no circuito de Laguna Seca, é este ano dedicada à clássica francesa. Antes disso 50 vencedores de Le Mans, à Geral ou por categoria, estarão em exposição.

Será o primeiro momento importante da Semana de Monterey. Aproveitando o facto de a Rolex Monterey Motorsport Reunion deste ano ser dedicada às 24 Horas de Le Mans (ao contrário da tradição de celebrar uma marca ou um modelo), a exposição estática dos 50 automóveis será, certamente, uma delícia para quem estiver em condições de a visitar.

Apenas para falar de alguns exemplares, lá estarão o Bentley Speed Six, de 1929, vencedor à Geral, nesse ano e no seguinte, conduzido pelos originais “Bentley Boys”.

Presente também o Porsche 356/2 063, de 1951, que deu à marca germânica a primeira vitória, à classe, nas 24 Horas.

A lista continua com o Mercedes 300SL W194, de 1952, o primeiro automóvel alemão a vencer em Le Mans e até hoje o único Mercedes oficial a ter triunfado.

Ainda dos anos 50, lá estará o Jaguar D-Type XKD, de 1955, que no ano seguinte terminou em primeiro, no primeiro de três triunfos consecutivos do modelo britânico.

O último Ferrari a vencer à Geral (em 1965), o 250 LM, também marcará presença, não podendo faltar os norte-americanos que lhe sucederam, os Ford GT40, que dominaram a prova de 1966 a 1969.

Já bem mais recentes, a “reunião” conta ainda com um Lola-Mazda  T616, de 1984 (protagonista da primeira vitória do construtor nipónico na categoria), o Audi R8 LMP1, de 2005, vencedor à Geral, tal como o Peugeot 908 HDi, primeiro em 2007.

Depois da exposição, todos estarão em pista – por entre cerca de 550 participantes – nas corridas de Laguna Seca, uma componente importante da Semana de Monterey.

“Reunir os melhores dos melhores, para que os visitantes conheçam estes carros incríveis é proporcionar uma experiência alucinante”, disse John Narigi, presidente do WeatherTech Raceway Laguna Seca. “Estes são tesouros de museus móveis, cujos donos gostam de compartilhar”, acrescentou. 

Centenário de Le Mans antecipado em Laguna Seca Centenário de Le Mans antecipado em Laguna Seca Reviewed by Auto Vintage on 12.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.