Emerson Fittipaldi no Caramulo Motorfestival

Antigo campeão do Mundo de Fórmula 1 será o “convidado de honra”.

O piloto brasileiro, bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, vai ser o convidado de honra da XVII edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, que este ano tem lugar nos dias 2, 3 e 4 de Setembro.

Para a organização do Caramulo Motorfestival “Emerson Fittipaldi é um piloto extraordinário, com uma história única no automobilismo, repleta de vitórias e que além disso partilha também a nossa língua, pelo que a sua presença será uma grande festa. A sua participação no Caramulo Motorfestival, no ano em que celebra 50 anos sobre o seu primeiro título de Campeão Mundial de Fórmula 1, torna o momento ainda mais especial e é o maior presente que os fãs da competição automóvel poderiam ter”.

O piloto, que irá estar presente com o seu filho, também ele piloto, vai também marcar presença na Rampa Histórica Michelin a bordo de um automóvel de competição, para deleite dos fãs da velocidade.

Começando a correr no Karting, com 14 anos, sete anos volvidos sagrou-se campeão de Formula V, ao volante de um automóvel construído por ele próprio, em conjunto com o irmão Wilson, que também haveria de chegar à Fórmula 1.

Em 1969 Emerson chegou à Fórmula Ford e nesse mesmo ano conquistou o título de Campeão do Mundo de Fórmula 3, terminando ainda em quarto lugar no Campeonato Europeu de Fórmula 2.

Em 1970, Emerson Fittipaldi estreou-se na Fórmula 1, no Grande Prémio de Inglaterra, ao volante de um Lotus 49C. Passados dois anos, com a vitória no Grande Prémio de Itália, o piloto brasileiro conquistou o seu primeiro título de Campeão do Mundo de Fórmula 1, com o Lotus 72D, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar o título e ainda o mais jovem campeão, recorde que deteve durante mais de 30 anos.

Em 1974, Fittipaldi venceu o seu segundo título na Fórmula 1, dessa vez aos comandos de um McLaren M23.

Ao longo da sua carreira na Fórmula 1, Emerson Fittipaldi alinhou em 149 Grandes Prémios, em 14 deles subiu ao lugar mais alto do pódio, conquistou por seis vezes a pole position e por outras seis a melhor volta.

Em 1984, Fittipaldi fez a sua estreia na Fórmula Indy, terminando em 5º lugar. No mesmo ano fez a sua estreia nas 500 Milhas de Indianápolis, sendo forçado a abandonar a corrida devido a um problema mecânico.

No ano seguinte, Fittipaldi venceu a sua primeira corrida na Fórmula Indy, nas 500 milhas de Michigan e em 1989 tornou-se o primeiro piloto brasileiro a sagrar-se campeão de Fórmula Indy. No mesmo ano alcançou a vitória nas míticas 500 Milhas de Indianápolis, liderando a prova ao longo de 158 das 200 voltas. Em 1993, voltou a sair vitorioso em Indianápolis.

Durante a sua passagem pela Fórmula Indy, o piloto brasileiro conquistou 22 vitórias e por 17 vezes arrancou do primeiro lugar.

Emerson Fittipaldi no Caramulo Motorfestival Emerson Fittipaldi no Caramulo Motorfestival Reviewed by Auto Vintage on 13.7.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.