Paulo Braga Lino-Tiago Caio venceram ACP Clássicos Norte


Edição de estreia do Rali de Regularidade foi muito disputada.


Paulo Braga Lino-Tiago Caio, em Fiat 124 Sport Spider, de 1973, foram os menos penalizados na primeira edição do Rally ACP Clássicos Norte, prova que teve este ano a sua primeira edição.

Atribuindo prémios por categoria e não à Geral, é inevitável olhar para a classificação e constatar que Braga Lino-Tiago Caio, para além de vencedores da Categoria G, foram os primeiros do total de 28 equipas participantes na nova prova organizada pelo ACP-Clássicos.

Um triunfo que não foi fácil, uma vez que os que ficaram mais próximos terminaram bem perto: Gonçalo Ribeiro Pinto-António Leal Machado, em BMW 3.0 CSi, também de 1973, terminaram a 1,2 segundos (sendo segundos da categoria). Apenas com mais um décimo de segundo terminaram Pedro Brito-Duarte Brito, em MG A, de 1959, vencedores da Categoria E.

Com os terceiros da Categoria G – Miguel Ferraz de Menezes-Rui Martins, em Alfa Romeo Junior Zagato – a terem sido quartos de uma hipotética Geral, no lugar imediato ficaram Evandro Gueiros-Adriana Gueiros, em Porsche 911 E 2.2, de 1970, vencedores da Categoria F.

Os louros da Categoria H foram para Domingos Silva-Bárbara Poleri da Silva, em Porsche 911 Carrera Coupé, de 1985, enquanto que na categoria reservada aos Futuros Clássicos (veículos entre 1991 e 2000, certificados como tal pelo ACP-Clássicos), a vitória sorriu a Rafael Pedrosa-Cláudia Pedrosa, em Fiat Barchetta, de 1998.

Evento desenhado, ao longo de 150 quilómetros, entre o Porto e Arouca, com uma componente desportiva acessível – a pensar em quem pretendia iniciar-se neste tipo de provas –, estas primeira edição do Rally ACP Clássicos Norte, com as suas nove provas de regularidade – Absoluta, por Sectores e à Figura – acabou por ser uma prova sempre com um ritmo elevado, a exigir um alto grau de concentração.

Em tempo de balanço, Luís Cunha, secretário-geral do ACP Clássicos, sublinhou: “Esta primeira edição correu muito bem e provou ser uma aposta ganha. Tal como acontece com a prova homóloga que realizamos no Sul, acreditamos que o Rally ACP Clássicos Norte tenha criado raízes sólidas e que a próxima edição conte com ainda mais equipas”.




Gonçalo Ribeiro Pinto-António Leal Machado



Pedro Brito-Duarte Brito



Fotos: Press Motorsport

Paulo Braga Lino-Tiago Caio venceram ACP Clássicos Norte Paulo Braga Lino-Tiago Caio venceram ACP Clássicos Norte Reviewed by Auto Vintage on 21.6.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.