2022: o cinquentenário de António Caldeira

No ano do seu meio século de actividade, decano dos navegadores voltou a participar nas Boucles de Bastogne.

António Caldeira, o decano dos navegadores portugueses, completa em 2022 meio século de actividade. Não sendo a primeira prova que fez este ano, a participação nas Boucles de Bastogne de 2022 revestiu-se de um significado especial: por se tratar da prova que, fora de Portugal, António Caldeira mais gosta, como pelo facto da sua equipa ter-lhe preparado a surpresa de assinalar o cinquentenário.

Sendo o terceiro rali em que António Caldeira navegou Carlos Pereira – português residente no Luxemburgo, cuja família detém uma oficina especializada na marca Porsche – à chegada ao Luxemburgo António Caldeira tinha uma surpresa: não só toda a equipa se apresentava com blusões com a inscrição “Congratulations António. 50 Years Co-Driver”, como o próprio Porsche 944 Turbo, com o qual ia disputar a prova, se apresentava com essa menção na decoração.

Uma vez em prova, o desempenho da equipa do Porsche com o nº 230 – este ano, de “crise”, as Boucles “só” tiveram cerca de 200 equipas participantes, quando o normal é ultrapassar as 300… – começou por ser bastante satisfatório.

Isto numa prova que António Caldeira afirma ser das mais difíceis, pois é ali que se encontram as melhoras triplas da Regularidade europeia – para além de excelentes pilotos e navegadores, o parque automóvel é de uma qualidade surpreendente – e as estradas mais difíceis para cumprir à média de 60km/h.

No final do primeiro dia e depois de disputadas 10 provas de regularidade a dupla nacional ocupava o 8º lugar, tendo, inclusive, vencido a quinta regularidade.

Menos sorte tiveram, porém, no segundo dia, que ficou marcado por um furo na especial nº 12, penalizando fortemente. Em consequência, viriam a terminar a prova na 40ª posição, sendo que se não contabilizada aquela penalização teriam ficado no “top ten”.

Apesar de tudo, António Caldeira não se mostra desiludido e já confirmou que em 2023 voltará a estar à partida das Boucles, novamente ao lado de Carlos Pereira.

Mas isso será só para o próximo ano. Para já, sem sentir o “peso” dos 50 anos de carreira, António Caldeira pensa já na próxima participação, no Rally Costa Brava (que se disputa de 17 a 20 de Março), ao lado do espanhol Francisco Martínez.




2022: o cinquentenário de António Caldeira 2022: o cinquentenário de António Caldeira Reviewed by Auto Vintage on 9.3.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.