300 SL de Fangio procura novo dono


RM/Sotheby’s anuncia (para venda privada) Mercedes que foi o automóvel de uso pessoal do penta-campeão.

Em Setembro passado, ao ser divulgada a notícia, a Argentina entrou em choque: o Mercedes-Benz 300 SL Roadster, automóvel de uso pessoal de Juan Manuel Fangio, partiu para a Europa, para ser vendido. Agora, a RM/Sotheby’s acaba de anunciar que é ela quem tem por missão encontrar um novo dono, em venda privada.

Ao contrário do que seria de supor, dados os méritos da RM/Sotheby’s na matéria, o belo 300 SL azul não será levado a leilão, tendo os vendedores optado por uma venda privada.

E quem são esses vendedores? Nada menos do que Oscar "Cacho" Espinoza, Rubén Vázquez e Juan Carlos Rodríguez, ou seja, os três homens que a Justiça argentina reconheceu, em 2015, como filhos de Juan Manuel Fangio, depois de um complicado processo que envolveu a exumação dos restos mortais do campeão e posteriores testes de ADN.

Estando o Mercedes confiado ao Museu de Balcarce, onde se encontram algumas das máquinas que o penta-campeão do Mundo pilotou, o caso do 300 SL era, todavia “especial”.

Segundo a Justiça argentina, os automóveis de competição em exposição no Museu foram doados à Fundação Fangio e foram declarados “património desportivo do Estado”, pelo que não podem ser vendidos.

Situação diferente, porém, ocorre com o 300 SL Roadster. Sendo de uso pessoal do piloto, cabe, em herança, aos três filhos, que se colocaram de acordo quanto à venda.

Em Setembro passado, expuseram o automóvel no Goodwood Revival, mas na altura não apareceu nenhum comprador, tendo agora confiado a venda à RM/Sotheby’s.

Para além de ter pertencido a quem pertenceu – que com com ele rodou 70 mil quilómetros – a história deste automóvel tem alguns pontos deliciosos. A 6 de Julho de 1958, no final do Grande Prémio de França, que terminou no quarto lugar, Fangio, que tinha feito 47 anos duas semanas antes, saiu do carro e disse ao seu mecânico: “Acabou”.

Em sinal de gratidão pelos títulos que lhe dera, em 1954 e 1955, a Mercedes, de pronto, decidiu oferecer uma prenda a Juan Manuel Fangio: um dos novos 300 SL Roadster, pintado em azul claro metalizado, a cor da sua Argentina (depois faria dele presidente da Mercedes Argentina).

Na semanas seguintes, Fangio fez com o automóvel longas viagens através da Europa e depois enviou o Mercedes para a Argentina, onde o conduziu até à morte, a 17 de Julho de 1995.

Foi então que o Mercedes deu entrada no Museu de Balcarce, sem que, contudo, tenha sido doado à Fundação Fangio, dando origem a que hoje seja propriedade dos herdeiros, que o colocaram à venda.

De momento, encontra-se em exposição nas instalações da RM/Sotheby’s em Londres, seguindo no final do mês para St, Moritz, onde será exposto no Concurso de Elegância local.

Entre 28 de Fevereiro e 4 de Março a RM/Sotheby’s aceita propostas em carta fechada, tendo sido anunciado que o preço de venda não será divulgado.

O recorde para este modelo, estabelecido em 2018, encontra-se em três milhões de euros e na semana passada, no Arizona, um 300 SL Roadster foi vendido por dois milhões de euros.

Em 2018, num leilão da Artcurial, foi vendido por um milhão de euros um 300 SL Roadster, anunciado como tendo sido conduzido por Fangio… durante dois dias.

Quanto valerá este, que ele guiou por 37 anos?


Foto e vídeo: RM/Sotheby’s


300 SL de Fangio procura novo dono 300 SL de Fangio procura novo dono Reviewed by Auto Vintage on 4.2.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.