O “segundo assalto” do 904 ex-Robert Redford

Porsche (que foi do actor por uma década) vai a leilão em Paris, depois de não ter tido comprador há dois anos.

Foi, há dois anos, uma das estrelas do catálogo da Bonhams no leilão de Scottsdale. Tinha um valor estimado entre os 1,2 e e os 1,4 milhões de euros (montantes em linha com os que se tinham vendido anteriormente), mas… ninguém o comprou. Voltará ao palco no início de Fevereiro, no leilão da Bonhams na Retromobile.

Nos 58 anos de vida deste Porsche de chassis #904012 a propriedade de Robert Redford não ocupa mais do que uma década. No entanto, tal como há dois anos, sempre que aparece à venda é essa ligação ao actor/realizador norte-americano que salta para título.

Hoje propriedade de um coleccionador dinamarquês, este que é um dos 108 exemplares fabricados (incluindo três protótipos) representa um momento de viragem na história da Porsche.

Tendo abandonado a Fórmula 1 no final de 1962, a Porsche virou então totalmente as suas atenções para os Sport, resultando do desenho de Ferdinand Alexander Porsche este carro que foi criado para ser o sucessor do já cansado 718.

Deveria chamar-se 904, mas nos dias da disputa com a Peugeot em torno dos três números com um zero ao meio, acabou por se denominar oficialmente de Carrera GTS.

Começou por herdar o motor de quatro cilindros (Tipo 587/3 Carrera) do antigo 718, só vindo mais tarde a ser equipado com o célebre flat-6 de 1.991cc da marca germânica.

Assim aconteceu com o 904 que agora volta a leilão, entregue originalmente a Steve Earle (o entusiasta que, mais tarde, viria a criar as corridas históricas de Laguna Seca), que não chegou a correr com ele, vendendo-o a Steve Berg, que o confiou à pilotagem do produtor cinematográfico Kurt Neumann, que com ele correu toda a temporada de 1964.

Originalmente acabado em prata metalizado, foi no final de 1964 pintado em azul escuro (com o nariz em prateado), continuando, em 1965, a ser inscrito nas provas como sendo propriedade de Steve Berg.

Foi, aliás, Berg quem, a 12 de Março de 1966, o vendeu a Robert Redford, que o manteve na sua garagem da California durante uma década.

De Redford o 904 passou para a propriedade de Jim Tidwell, conhecido entusiasta da Porsche, de San Diego, que foi quem pela primeira vez mandou substituir o motor original, por um seis cilindros.

Vendido em Julho de 1981 a Nelson Anchorage, do Kentucky, este último não o deteve por mais de um ano, uma vez que em 1982 o 904 voltou a atravessar o Atlântico (agora em sentido contrário ao de 1964), desta feita para as mãos do belga Stefan Talpe.

Este último foi o seu proprietário durante 34 anos, ao longo dos quais o restaurou totalmente, mandou montar-lhe um outro motor (um dois litros, vindo directamente de um 911) e pintando-o com a cor actual, que fazia parte da paleta original de fábrica do 904, o verde irlandês.

Finalmente, em 2016, Stefan Talpe vendeu-o a um coleccionador dinamarquês, que agora o coloca à venda, com um preço estimado entre 1,3 e 1,5 milhões de euros, ou seja, mais 100 mil euros do que se previa há dois anos, quando não foi vendido.


Foto: Bonhams

O “segundo assalto” do 904 ex-Robert Redford O “segundo assalto” do 904 ex-Robert Redford Reviewed by Auto Vintage on 4.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.