2022: um ano recheado por muitas efemérides


Dos 100 anos do Austin Seven e do Citroën Tipo C ao meio século do Renault 5 e do Honda Civic.


Como acontece ano após ano, também em 2022 não faltarão efemérides para comemorar no mundo automóvel. Por serem as datas mais “redondas” destacam-se os centenários – no caso de modelos como o Austin Seven e o Citroën Tipo C – e os 50 anos do Renault 5 e do Honda Civic.

Se as primeiras gerações dos “campeões de vendas” da Renault e da Honda serão das mais celebradas em 2022, não se pode esquecer que 1972 foi um ano de “grande colheita” no que ao Automóvel diz respeito.

Assim, em 2022, também celebram 50 anos o Porsche Carrera 2.7 RS, o Jaguar XJ12, o Fiat X1/9 e os primeiros Série 5 da BMW.

Um leque que quase ofusca os modelos que cumprem 60 anos a partir de amanhã, ou seja, os nascido em 1962: o Triumph Spitfire, o MG B, o Lotus Elan, o Alfa Romeo Giulia, o BMW 1500, o AC Cobra e, last but not least, o Ferrari 250 GTO.

Ao longo do próximo ano certamente falaremos de outras efemérides – há, até, marcas, como as americanas Studebaker e Cadillac a celebrar 120 anos –, sendo incontornáveis os 75 anos da Ferrari, que até já lançou um logótipo alusivo à data.

Mas, voltando aos centenários e respeitando a importância do Tipo C na história da Citroën, é indiscutível o marco que representou o Austin Seven, que veio a servir de base ao primeiro automóvel da BMW e da Datsun e, até, da Swallow Sidecar Company, o início… da Jaguar.

Um ano em cheio.

A todos os que nos seguem, votos de um Bom Ano.


Foto: Renault 

2022: um ano recheado por muitas efemérides 2022: um ano recheado por muitas efemérides Reviewed by Auto Vintage on 31.12.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.