Vitória portuguesa no Iberian Classic Raid


Pedro Carregosa (navegado por Gonçalo Pinto e Pedro Leal Machado) triunfou na maratona entre Barcelona e Lisboa.

Pedro Carregosa, ao volante de um Mitsubishi Pajero e navegado por Gonçalo Pinto (e na última etapa por Pedro Leal Machado) venceu a edição de 2021 do Iberian Classic Raid, prova de regularidade de todo-o-terreno que teve início em Barcelona e final, no fim-de-semana, em Lisboa.

O Iberian Classic Raid é uma prova de características únicas, não só pela sua extensão como também na própria forma de estabelecer a Classificação Geral.

Na verdade, os participantes podem efectuar toda a prova ou optar por só fazer uma ou mais etapas. Ao final de cada dia há uma classificação da etapa, que dita os pontos para a Geral, onde a tripla nacional triunfou.

Por outro lado (e isso também aconteceu no Mitsubishi português), o regulamento da prova permite que o piloto se inscreva com mais do que um navegador, o que “facilitou” a substituição, na última etapa, de Gonçalo Pinto por Pedro Leal Machado.

Tendo terminado o primeiro dia no quinto lugar, a (então) dupla Pedro Carregosa-Gonçalo Pinto – destacados praticantes de Ralis de Regularidade, mas sem qualquer experiência em Regularidade Todo-o-Terreno – começaram a perceber que aquilo que inicialmente estava pensado como “uma simples aventura” poderia terminar com um bom resultado.

E a verdade é que a partir daí foi sempre a melhorar: 4ºs na segunda e terceira etapas, 2ºs na quarta e na sexta e 1ºs na quinta, sétima e oitava, chegaram ao final na primeira posição, à frente da dupla Ramón Franquesa Calado-Ramón Franquesa Alberti, vencedores dos quatro primeiros dias e no final primeiros da Categoria Pre-80, com um Porsche 924.

A presença do Porsche de duas rodas motrizes poderá parecer estranha, mas o Iberian Classic Raid atrai todo o tipo de Clássicos, muitos deles sem tracção integral.

A edição deste ano contou com 137 participantes, por a organização não aceitar mais.


Foto: Salamanca al Dia

Vitória portuguesa no Iberian Classic Raid Vitória portuguesa no Iberian Classic Raid Reviewed by Auto Vintage on 26.10.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.