Um encontro histórico dos finlandeses voadores

 


Rali da Finlândia celebra os seus 70 anos com um vídeo imperdível.


É impossível falar da História dos Ralis sem referir os “finlandeses voadores”. Geração após geração, a Finlândia deu aos Ralis alguns dos melhores pilotos do Mundo e agora, para promover os 70 anos do Rally Finland juntou no mítico troço de Ouninpohja um naipe raro de campeões. Até um desaparecido parece fazer uma aparição…

Para já não falar dos navegadores, numa pequena cabana de Ouninpohja reuniram-se homens como Rauno Aaltonen, Simo Lampinen, Markku Alen, Ari Vatanen, Timo Salonen, Tommi Mäkinen, Marcus Grönholm, Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi. Entre eles, somam 31 vitórias em 68 edições disputadas.

Trocaram histórias, riram-se e quase choraram quando se lembraram de “um deles”, já desaparecido, Hannu Mikkola, campeão do Mundo em 1983 e vencedor do mais internacional rali do seu país por sete vezes.

Tendo até hoje sete campeões do Mundo de Ralis, em 1954 a Finlândia passou a denominar a sua principal prova – que teve a primeira edição em Setembro de 1951 – como Rally dos Mil Lagos, nome hoje abandonado, chamando-se simplesmente Rally Finland.

Melhor do que mais palavras, nada como ver o vídeo. Acredite que são cerca de sete minutos que valem bem a pena.


Video: Rally Finland

Um encontro histórico dos finlandeses voadores Um encontro histórico dos finlandeses voadores Reviewed by Auto Vintage on 27.9.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.