“Vorsprung durch Technik”: Audi celebra 50 anos de um slogan

 


“Liderar pela tecnologia” passou a ser, em 1971, o lema da marca alemã.


É normal ver uma marca a festejar a sua fundação ou o aniversário de um modelo. Desta feita, porém, a história é outra: a Audi está a celebrar os 50 anos de um slogan. A frase “Vorsprung durch Technik” (“Liderar pela tecnologia”) surgiu pela primeira vez em 1971 e a marca decidiu celebrar o cinquentenário.

Segundo a marca, meio século após a sua criação, “o slogan mundialmente famoso dos Quatro Anéis não perdeu nada do seu apelo. E, a cada ano, há um pouco mais de história por trás disso. Nesta ocasião importante, a empresa está olhando para uma infinidade de inovações ao longo de cinco décadas que demonstram por que ‘Vorsprung durch Technik’ não é apenas um slogan para a Audi – é também uma expressão da abordagem orientada para o futuro da empresa”.

Recorde-se que foi em 1969 que teve lugar a fusão da Auto Union GmbH, com sede em Ingolstadt, com a Neckarsulmer NSU Motorenwerke, para formar a Audi NSU Auto Union AG. A gama de modelos da nova empresa abrangia então desde os motores refrigerados a ar, da série NSU Prinz, com tração traseira e os motores de quatro cilindros refrigerados a água, do Audi 60 e Audi 100, com tração dianteira, até o motor rotativo do futurista NSU Ro 80.

A ideia de comunicar essa diversidade tecnológica como uma vantagem competitiva surgiu em 1970, sendo de autoria de Hans Bauer. Este elemento do Departamento de Publicidade da Audi NSU criou o slogan que as pessoas em todo o mundo reconheceriam: “Vorsprung durch Technik”.

O novo slogan fez a sua primeira aparição num anúncio de grande porte em Janeiro de 1971. Depois apareceu nos folhetos da Audi NSU. Os Audi 100, Audi 100 Coupé S, Audi 80 ou Audi 50, todos eles representavam o “Vorsprung durch Technik”.

O slogan foi adaptado ao longo dos anos de várias maneiras, incluindo “Audi. Uma boa tecnologia” ou “Audi. Condução tranquila com tecnologia perfeita”, mas a empresa acabou sempre por voltar ao original.

Com a introdução do Audi Quattro, em 1980, o slogan foi usado com mais frequência na publicidade.

O maior anúncio iluminado da Europa na época foi instalado num arranha-céus situado junto à Autobahn A9, na saída para Ingolstadt-Nord: a oval da Audi, com o slogan “Vorsprung durch Technik”.

Ao longo dos anos, o slogan tornou-se uma parte clara da identidade corporativa da Audi e hoje, 50 anos depois, é sinónimo da própria empresa.





“Vorsprung durch Technik”: Audi celebra 50 anos de um slogan “Vorsprung durch Technik”: Audi celebra 50 anos de um slogan Reviewed by Auto Vintage on 9.7.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.