Será um Porsche 928 um “Negócio Arriscado”?


Automóvel do filme “Risky Business” promete estabelecer um novo recorde para o modelo.


“Risky Business”, em Portugal “Negócio Arriscado”, é o título de um filme de 1983, no qual o personagem principal, encarnado pelo actor Tom Cruise, se fazia transportar num Porsche 928. “Desaparecido” durante algum tempo, encontra-se de “boa saúde” e vai a leilão em Setembro, prometendo estabelecer um novo recorde para este modelo.

Ainda longe dos valores de outros modelos históricos da marca, o 928 tem vindo a valorizar-se nos últimos anos. Actualmente, em Portugal podem encontrar-se à venda a rondar os 40 mil euros, cerca do dobro do que se pratica no mercado estrangeiro.

Mas, no caso do 928 de que hoje falamos os números deverão ser muito maiores.

Um dos quatro Porsche 928 utilizados no filme de 1983 – naturalmente, não o que mergulhou no Lago Michigan, mas aquele que aparece na maioria das cenas, incluindo na vertiginosa perseguição –, tornou-se célebre com um documentário sobre a busca do automóvel, intitulado “The Quest for the RB928” e realizado por Lewis Johnsen.

Modelo fabricado em 1979, encontra-se num estado imaculado e mantém a sua configuração original, incluindo o motor V8 de 4.5 litros com uma potência de 220cv de potência (valor “normal” nos EUA, enquanto que na Europa este mesmo V8 debitava 240cv).

Graças ao seu motor, era capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em 6,5s e atingia os 230km/h de velocidade máxima.

Anunciado para o leilão da Barrett-Jackson em Houston, no Texas, no próximo mês de Setembro, a leiloeira não revela qualquer estimativa relativa ao valor, mas é provável que este exemplar venha a bater o recorde do modelo, que pertence ao 928 Club Sport que pertenceu ao antigo piloto Derek Bell e que foi vendido por 253 mil euros.

Primeira longa metragem com Tom Cruise como protagonista principal, “Risky Business” e o Porsche 928 obrigaram o actor – que ainda há dias marcou presença no Goodwood Festival of Speed e no G. P. da Grã-Bretanha, em Silverstone, onde conduziu um dos novos Porsche 911 GT3 – a aprender a conduzir um automóvel de caixa manual.

Será um Porsche 928 um “Negócio Arriscado”? Será um Porsche 928 um “Negócio Arriscado”? Reviewed by Auto Vintage on 23.7.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.