Monterey inundada por automóveis de milhões


Mais de mil modelos distribuídos por cinco leilões.

Falta uma semana para o regresso da Monterey Car Week e o programa, como sempre, é vasto e variado, até culminar, a 15 de Agosto, com o Concurso de Elegância de Pebble Beach. Pelo caminho há cinco leilões, com os catálogos inundados de modelos de milhões.

Se se somarem apenas as três grandes leiloeiras – RM/Sothebys, Bonhams e Gooding & Company – são mais de 400 automóveis à venda, com um valor estimado em cerca de 400 milhões de dólares.

Números impressionantes, que quando somados com a oferta de mais dois leilões – das norte-americanas Mecum e Russo and Steele – ainda se tornam mais gigantescos.

Sem ir hoje ao detalhe de catálogos ou modelos, o que importar por agora salientar é que o mercado está a dar sinais de ter muito para vender, restando aguardar para ver se aparecem compradores.

Para quem estiver disposto a investir (mais do que gastar…) vários milhões, não faltam propostas, desde criações únicas da indústria automóvel a peças exclusivas de competição.

De mais de 100 anos de produção.

De modelos dos anos 20 – como o Mercedes-Benz 26/120/180 S-Type Supercharged Sports Tourer, do catálogo da Bonhams, com um valor estimado em mais de três milhões de dólares – até ao final do Século XX, com supercarros como um McLaren F1 ou um Mercedes-Benz CLK-GTR, o nono de 25 a ter sido fabricado.

Mas, centrando-nos Clássicos e, dentro destes, nos que têm passado de competição, as principais atenções vão para modelos como o Porsche 917 K, com as cores da Gulf (à venda no leilão da RM/Sothebys), com valor estimado entre os 16 e os 18,5 milhões de dólares, um dos originais Ford GT40 MK IV, de 1967 (que a Bonhams espera venha a ultrapassar os três milhões de dólares) ou ainda o Ferrari 250 GT LWB California Spider Competizione de 1959, (do catálogo da Gooding), com valor estimado entre 10 a 12 milhões de dólares.

Mesmo no leilão da americana Mecum podem encontrar-se peças inesperadas, como é o caso de Delahaye Type 135 Competition Court Teardrop Coupé, com carroçaria Figoni et Falaschi, automóvel que não mudará de mãos por menos do que cinco milhões de dólares.

Nos próximos dias voltaremos, com maior detalhe, a este tema.


Foto: Gooding & Company

Monterey inundada por automóveis de milhões Monterey inundada por automóveis de milhões Reviewed by Auto Vintage on 30.7.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.