Ferrari F40: aniversário “celebrado” com a venda de um modelo… azul


Site “The Market” fez venda recorde, por 1.160.000 de euros.

Faz hoje 34 anos que, em Maranello, a Ferrari apresentou oficialmente o seu F40, o modelo criado para assinalar quatro décadas da Scuderia. Propositadamente ou não, a efeméride acaba por ser “celebrada” com o recorde do site “The Market”, que vendeu um F40 por 1.160.000 de euros. Não um F40 qualquer, dada a sua cor…

Quando Enzo Ferrari proclamou que tinha pedido aos seus engenheiros “para construírem o melhor carro do mundo” e que “esse carro aqui está” – palavras proferidas a 21 de Julho de 1987, na apresentação do F40 – olhava para um automóvel pintado em “Rosso Corsa”.

Teoricamente todos os F40 deveriam ser nessa cor, mas sempre se soube que a marca “fechou os olhos” a algumas excepções, nomeadamente às encomendas do Sultão do Brunei.

Inicialmente anunciado para ter uma produção limitada a 300 automóveis, do Ferrari F40 vieram a fabricar-se 1.315 unidades, a grande maioria, sem dúvida, pintados em “Rosso Corsa”.

Mas há excepções.

No que diz respeito ao modelo agora leiloado no “The Market – o site de vendas online, recentemente integrado no universo da Bonhams –, cuja matrícula “F40 Blu” não engana quanto à cor, a história da pintura é bastante atribulada.

Saiu da fábrica, com destino à Ferrari Suisse, em Nyon, em Julho de 1989. Em 2004 foi vendido para o Japão e, seis anos mais tarde, pela mão da Liberty Walk, foi transformado para a configuração F40 LM e todo pintado… de branco.

Em 2014 o “nosso” F40 foi comprado pela empresa londrina Joe Macari Peformance Cars, que não encontrou um comprador com facilidade.

Acabou por aparecer Sam Moores – conhecido fotógrafo e youtuber, que ainda não era nascido quando o F40 foi lançado –, que se propôs comprar o F40 com duas condições: que o automóvel fosse devolvido à sua configuração original e pintado em Aqua Blue Metallic, cor inexistente na paleta da Ferrari, mas constante do catálogo… da Porsche.

Dirigindo-se à Carrozzeria Zanasi – casa de Maranello, que trabalha directamente com a Ferrari desde 1964 – esta última pediu autorização à Ferrari, que acabou por aceder ao pedido do cliente.

O F40, tal como o pretendia Sam Moores, acabou por lhe ser entregue e desde 2015 não lhe têm faltado convites para participar em encontros e para aparecer em revistas.

Há cerca de uma semana, Sam Moores lançou no YouTube um vídeo despedindo-se do seu automóvel, afirmando não ter tempo para o conduzir e anunciando a sua colocação à venda no “The Market”.

Dezena e meia de interessados (que fizeram 128 lances) disputaram o F40 no leilão, acabando por terminar a sessão nos 1.160.000 de euros referidos, valor que passou a ser um recorde para um automóvel vendido pelo site do universo da Bonhams. 

Ferrari F40: aniversário “celebrado” com a venda de um modelo… azul Ferrari F40: aniversário “celebrado” com a venda de um modelo… azul Reviewed by Auto Vintage on 21.7.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.