Museu do Caramulo evoca memória de Abel de Lacerda


 Vídeo assinala centenário do nascimento do fundador da instituição.

No ano em que se assinalam os 100 anos sobre o nascimento do seu fundador, o Museu do Caramulo vai apresentar o documentário “Abel de Lacerda: O Coleccionador Utópico”. Este documentário, de 30 minutos, retrata a vida e obra de Abel de Lacerda (1921-1957), que iniciou uma colecção de obras de arte, inteiramente doadas e criteriosamente escolhidas por si, e idealizou a criação de um Museu de Arte no cimo da Serra do Caramulo. 

Filho de Jerónimo de Lacerda, médico que no início do Século XX fundou a Estância Sanatorial, Abel de Lacerda nasceu no Caramulo, sendo o filho do meio de três irmãos. Estudou Ciências Económicas e Financeiras e interessa-se por Política, sendo representante da União Nacional e mais tarde eleito deputado na Assembleia Nacional, em Lisboa.

Presidiu ainda à Junta de Turismo do Caramulo (a segunda em Portugal) e à Câmara Municipal de Tondela. A sua intensa actividade, nos seus curtos 36 anos de vida, teve um sentido de urgência que parecia adivinhar a falta de tempo para concretizar tantos e tão originais projectos. 

Com estreia marcada no próximo dia 18 (Dia Internacional dos Museus), pelas 18:00, no auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, e integrado na exposição temporária “A Colecção Utópica: O Museu do Caramulo vem ao MNAA”, este documentário conta com depoimentos de diferentes personalidades que conheceram Abel de Lacerda e estudaram a sua obra, como Raquel Henriques da Silva e Anísio Franco (historiadores de Arte), António José Veloso (médico da Estância Sanatorial) e também de seus familiares.

Com imagens de arquivo e imagens recolhidas entre 2019 e a actualidade, este filme retrata os anos 50 em Portugal e conta a história de um sonho, que parecia utópico, e que continua a surpreender o público.

Museu do Caramulo evoca memória de Abel de Lacerda Museu do Caramulo evoca memória de Abel de Lacerda Reviewed by Auto Vintage on 13.5.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.