Peugeot: 11º Leão para 111 anos de história


 Marca centenária apresentou o seu novo logotipo.

Foi em 2010, ano do seu duplo centenário, que a Peugeot mudou o seu símbolo pela décima vez. Agora fez a 11ª alteração, que vem culminar uma década em que a marca evoluiu no seu posicionamento.

Reclamando o título de “a mais antiga marca automóvel do mundo ainda em atividade”, a Peugeot acaba de tornar público o trabalho saído dos estiradores do Peugeot Design Lab, o estúdio de Global Brand Design da marca.

Fundada em 1810 por Jean-Frédéric e Jean-Pierre Peugeot, como uma fundição de aço, os produtos criados por vários ramos da família Peugeot rapidamente se estenderam a vários sectores: do moinho hidráulico familiar às ferramentas, dos chapéus de chuva aos espartilhos e corpetes, até aos moinhos de café e às bicicletas…

Até que, em 1889, sob a liderança de Armand Peugeot (neto do fundador Jean-Pierre) foi fabricado o primeiro automóvel, de três rodas e motor a vapor, do qual apenas foram fabricadas quatro unidades.

Dois anos depois, já com motor a gasolina, foi lançado o Type 3, o primeiro automóvel do mundo com fabrico de série, que terminou a sua vida comercial com 64 viaturas vendidas.

Com um ramo da família a manter-se fiel ao fabrico dos produtos tradicionais (os moinhos de café, as bicicletas, etc.), Armand Peugeot criou em 1896 a Sociedade Anónima dos Automóveis Peugeot.

Em 1905 os filhos dos irmãos Peugeot investiram também na produção automóvel sob a marca Leão Peugeot, com uma gama diferente da Automobiles Peugeot, evitando assim a concorrência.

Seria apenas em 1910 que se daria o reagrupamento das duas produções (a partir de 1912 centradas na fábrica de Sochaux), dando-se a associação dos filhos dos irmãos Peugeot com Armand Peugeot e a criação da Sociedade Anónima dos Automóveis e Bicicletas Peugeot.

Dessa fusão nasce o primeiro símbolo da marca: uma composição associando o Leão ao nome Peugeot.

Tal como continua a acontecer 111 anos depois.


Num pequeno vídeo da marca, pode apreciar a evolução do logotipo da Peugeot.

Peugeot: 11º Leão para 111 anos de história Peugeot: 11º Leão para 111 anos de história Reviewed by Auto Vintage on 26.2.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.