O Mercury Cougar do 007 “português”


 Automóvel é a estrela do próximo leilão da Bonhams.

A estrela do catálogo da próxima edição da The Bond Street Sale, que anualmente é promovida pela Bonhams, é um Mercury Cougar Convertible XR-7, de 1969. Um automóvel de “On Her Majestry’s Secret Service” (por cá exibido com o título “007-Ao Serviço de Sua Majestade”), película em grande parte rodada em Portugal.

Segundo a Bonhams, a Eon Productions comprou, em 1969, três exemplares (dos 127 fabricados) do XR-7, dotados do potente motor Shelby Jet Ram V8, para representarem o automóvel da Condessa Teresa di Vicenzo, a noiva de Bond (interpretada por Diana Rigg).

A leiloeira afirma não saber em que cenas foi utilizado o automóvel que agora vai a leilão (que saiu da fábrica no dia 6 de Fevereiro de 1969), ficando sem se saber se ele esteve em Portugal, onde uma boa parte do filme foi rodado.

Lisboa, Cascais e a Península de Setúbal, da Serra da Arrábida à Herdade do Zambujal, são cenário para esse filme, em que quem deu corpo a James Bond, por uma única vez, foi o actor George Lazenby e não o recém-desaparecido Sean Connery.

Na configuração em que é apresentado não é o automóvel que esteve em Portugal, mas sim o que foi utilizado nas cenas rodadas na Suíça, pois apresenta-se “equipado” com dois pares de skis sobre a traseira, como acontece nas imagens alpinas.

O leilão terá lugar a 16 de Dezembro e o Mercury Cougar Convertible XR-7 tem um valor estimado entre os 110 e os 170 mil euros.


Foto: Bonhams

O Mercury Cougar do 007 “português” O Mercury Cougar do 007 “português” Reviewed by Auto Vintage on 25.11.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.