Corvette Stingray: a outra paixão de Biden


Automóvel (de 1966 ou de 1967?)  foi presente de casamento do pai.


Não é uma novidade, mas volta agora ao ser notícia, quando os focos da notoriedade incidem nele: Joe Biden, o proclamado presidente dos EUA, gosta de automóveis, de velocidade (embora afirme que não o deveria dizer publicamente) e do seu Chevrolet Corvette Stingray Convertible, de 1967.

O próprio Biden publicou há uns meses um video com o seu automóvel, para dizer que também apostava na indústria automóvel norte-americana… e nos veículos eléctricos.

Mas, voltando ao Stingray, é necessário regressar a Outubro de 2016, mês em que Joe Biden participou no programa “Jay Leno’s Garage”. Nessa altura, ainda vice-presidente, mostrou o seu automóvel e partilhou a sua história:

“É meu desde o dia 19 de Agosto de 1967. Ia casar e o meu pai, que tinha uma representação da Chevrolet, decidiu oferecê-lo como prenda de casamento”.

Depois de contada a história e um pouco por todo o lado o Stingray de Biden passou a ser um “modelo de 1967”, facto que parece estar correcto atendendo à configuração do modelo (com detalhes que o distinguem dos modelos de 1966).

A única coisa que falha na história é que Biden casou com a sua primeira mulher – Neilia, que veio a falecer, em 1972, na sequência de um acidente de viação – a 27 de Agosto… de 1966.

Mas, passado esse detalhe, registe-se que o automóvel (que Biden, por imposição dos serviços secretos, esteve proibido de conduzir enquanto foi vice-presidente) se encontra num estado impecável, mantendo a sua cor original (verde metalizado) e o interior (em castanho).

Apenas o motor  – 327 in³ (5.4 L) Small-Block V8 – foi mandado refazer há uns anos.

Como particularidade pouco comum para um norte-americano, registe-se que o Stingray de Biden não é automático, mas sim, de origem, um automóvel com caixa manual, de quatro velocidades. 

Corvette Stingray: a outra paixão de Biden Corvette Stingray: a outra paixão de Biden Reviewed by Auto Vintage on 9.11.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.