Hall & Hall: o presente …a fabricar o passado


Semanas depois de ter anunciado os “novos” Vanwall, empresa britânica está na origem dos três BRM de 1950.


É sabido que os modelos “Continuation” estão a ser vistos por alguns grandes construtores como um filão a explorar. A “moda” parece ter chegado em força à Fórmula 1 de outros tempos. Semanas depois de ter anunciado o fabrico de seis “novos” Vanwall, a Hall & Hall será agora a construtora de três BRM Type 15… de 1950.

Uma visita ao site da Hall & Hall (hallandhall.net) é quase como que mergulhar na história da Fórmula 1. As imagens das oficinas desta casa especializada no restauro e manutenção de automóveis do mais alto escalão do desporto automóvel mostram um pouco de tudo: dos mais artesanais construtores britânicos aos Ferrari e McLaren.

Mas, a Hall & Hall (fundada por Rick Hall, antigo engenheiro-chefe… da BRM) é agora notícia pelo facto de os herdeiros sir Alfred Owen, mentor da criação da BRM (sigla de British Racing Motors), terem querido fabricar mais três unidades do Type 15, de 1950.

Os três novos automóveis – dos fabricados nos anos 50, apenas um (na imagem) chegou aos dias de hoje, estando à guarda do National Motor Museum – serão produzidos de acordo com as especificações exactas dos originais, seguindo cerca de 20 mil desenhos, incluindo 5000 diagramas e desenhos técnicos.

Tudo feito como o original, incluindo os motores V16, de 1,5 litros, dos quais saem cerca de 600 cavalos, ás 12.000rpm.

Para os mais novos, o nome BRM pouco dirá, mas a equipa, que entre 1951 e 1977 disputou 197 grandes prémios, foi a campeã do Mundo de Construtores em 1962 e pelas sua fileiras passaram “só” pilotos como Graham Hill (campeão em 1962), Jackie Stewart, Pedro Rodriguez, Jo Siffert, John Surtees e Niki Lauda (só para citar alguns).


 

Hall & Hall: o presente …a fabricar o passado Hall & Hall: o presente …a fabricar o passado Reviewed by Auto Vintage on 10.11.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.