O milagre alemão… com a ajuda dos britânicos



Quando o VW Carocha foi salvo e seguiu rumo ao primeiro milhão de unidades.


Esta é a semana das efemérides do popular Volkswagen Carocha. Faz hoje 76 anos que, devido à Guerra, a produção inicial foi interrompida, vindo a ser retomada apenas em Dezembro de 1945. Passados dez anos, a 5 de Agosto de 1955, foi fabricada a unidade “Um Milhão”. Um “milagre” alemão, conseguido com mão… britânica.
Arqui-inimigos durante a II Guerra, britânicos e germânicos viram o seu destino cruzar-se na fábrica de Wolfsburgo, em consequência dos ditames do Armistício, tendo como peça central o (que viria a ser) popular Carocha.
Em Junho de 1945 os militares ingleses tomaram conta da então denominada Volkswagenwerk.
Sob o comando do major Ivan Hirst, a fábrica foi reerguida e a produção – anteriormente apenas de pequenas séries de experimentação e, depois, de versões destinadas ao Exército alemão – voltou a fabricar automóveis.
Isto, apesar das dúvidas que os ingleses tinham a respeito do modelo. O próprio Hirst, quando questionado por fabricantes britânicos sobre o interesse económico do projecto, respondeu: “O veículo não atende aos requisitos técnicos fundamentais de um automóvel. Não é atraente para o comprador médio. Construir este automóvel seria comercialmente um empreendimento totalmente anti-económico”.
Apesar dessas reservas, o coronel Michael McEvoy, superior de Hirst – que tinha visto o Carocha em exposição, antes da Guerra, no Salão Automóvel de Berlin – mandou recuperar um carocha encontrado entre os escombros e apresentou-o ao comando militar… que de pronto encomendou 20 mil unidades.
Apenas no mês de Março de 1946 foram produzidas mil unidades e os planos de desmantelar a fábrica de Wolfsburgo começaram a ficar esquecidos.
A exportação foi iniciada em Outubro de 1947 e no ano seguinte a produção já se situava nas 19 mil unidades/mês.
A 8 de Outubro de 1949 os britânicos entregaram a direcção da Volkswagenwerk GmbH ao Governo alemão. A produção do Carocha já era então imparável, rumo ao primeiro milhão e a muitos mais, que o fizeram ultrapassar o Ford T (em 1972) como o veículo mais vendido, terminando a carreira (em 1992) com mais de 21 milhões de unidades.






Fotos: Volkswagen Newsroom
O milagre alemão… com a ajuda dos britânicos O milagre alemão… com a ajuda dos britânicos Reviewed by Auto Vintage on 2.8.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.