Museu do Caramulo torna-se membro da FIVA



Federação internacional passou a ter quatro membros portugueses.

Em comunicado emitido hoje, o Museu do Caramulo anunciou que passou a ser, desde o dia 30 de Abril, membro da FIVA (Fédération Internationale de Vehicules Anciens), a organização mundial dedicada à preservação, promoção e protecção de veículos históricos e respectiva cultura.
Depois do Clube Português de Automóveis Antigos – que continua a ser a Autoridade Nacional da FIVA para Portugal –, da Associação Portuguesa de Motociclismo de Época e do ACP-Clássicos (admitido em Dezembro de 2019), o Museu do Caramulo passa a ser a quarta entidade portuguesa a fazer parte da FIVA.
De acordo com o comunicado de hoje, o Museu do Caramulo afirma que "na qualidade de membro oficial da FIVA, o Museu do Caramulo reforça o seu estatuto de entidade certificadora nacional, no âmbito da Certificação de Veículos de Interesse Histórico".
Destacam ainda os responsáveis pelo Museu do Caramulo que este encontra-se agora habilitado a integrar projectos e actividades da Comissão FIVA, antecipar e influenciar a evolução da legislação relacionada, beneficiar de uma rede voluntária de engenheiros, advogados, historiadores, jornalistas, que contribuem para o cumprimento da missão de protecção, preservação e promoção do património ligado aos veículos com interesse histórico.
Fundada em 1966 e reconhecida pela UNESCO, a FIVA conta como membros com mais de 85 organizações, em mais de 71 países, representando mais de dois milhões de entusiastas de veículos históricos.
Aberto ao público há mais de 60 anos (em 1953) e visitado por mais de um milhão de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio várias colecções e exposições, começando desde logo pelo próprio edifício, encomendado ao arquitecto Alberto Cruz e construído à volta de um claustro do Séc. XVIII, tendo sido a segunda construção realizada de propósito para ser um museu. 

No seu interior, o Museu do Caramulo apresenta a sua colecção de Arte, com mais de 500 peças, e a maior colecção nacional de automóveis, motociclos e velocípedes, cobrindo 150 anos de história da engenharia. O museu mantém ainda, em permanência, uma exposição de miniaturas e brinquedos antigos, com mais de 3.000 peças, mostrando várias épocas de brinquedos ao longo de mais de um século.
Museu do Caramulo torna-se membro da FIVA Museu do Caramulo torna-se membro da FIVA Reviewed by Auto Vintage on 7.5.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.