Fuchey-Hayez: a vitória da persistência



Após várias participações, dupla franco-belga triunfou no Portugal Histórico.

Com mais de um minuto de vantagem para os segundos classificados, o francês Philippe Fuchey, navegado pelo belga Christophe Hayez, em Porsche 911 SC, venceu a edição de 2019 do Rally de Portugal Histórico. Um triunfo de alguém que já por diversas vezes tinha ameaçado vencer…
Philippe Fuchey é um dos "habitués" do Portugal Histórico. Por mais de uma vez (em 2016 e 2018, por exemplo) tinha chegado a comandar a meio da prova. Depois, por isto ou por aquilo, a vitória fugia-lhe.
Em 2012 (então navegado por Frederic Cancel) terminou em sexto lugar. Melhorou em 2016 (quarto no final), baixou em 2017 (terminou em sétimo) e em 2018 partiu de Braga, no final da segunda etapa, na primeira posição, para depois ficar pelo caminho.
Desta feita, porém, tudo foi diferente, e depois de terem chegado à liderança no decorrer da segunda etapa nunca mais largaram essa posição.
A principal oposição, então, veio da dupla belga Michel Decremer-Patrick Lienne (que chegaram a estar a um segundo), mas uma avaria no Opel Ascona veio a ditar o seu abandono, deixando os futuros vencedores confortavelmente na liderança.
Restou, em termos de emoção, a luta pelos lugares imediatos, com os espanhóis Marcos Fernandez Adan-Adolfo Gonzalez-Alumiña a levarem o seu Ford Escort (um "oásis" numa classificação que terminou com 11 Porsche nas 13 primeiras posições) ao segundo lugar final.
Completaram o pódio os também espanhóis Ricardo Dacal-Pablo Dacal (Porsche 911 SC), que dessa forma impediram Paulo Grosso-Susana Cordeiro (Porsche 911) de repetirem o terceiro lugar final de 2017.
À dupla de Leiria restou (o que não é pouco…) o "título" de melhores portugueses, num rali em que chegaram ao final 10 automóveis portugueses, num total de 66 sobreviventes.


Fotos de Rui Correia


Marcos Fernandez Adan-Adolfo Gonzalez-Alumiña


Ricardo Dacal-Pablo Dacal


Paulo Grosso-Susana Cordeiro

Fuchey-Hayez: a vitória da persistência Fuchey-Hayez: a vitória da persistência Reviewed by Auto Vintage on 15.10.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.