Aston Martin celebra vitória em Le Mans



Completam-se amanhã 60 anos sobre o triunfo dos DBR/1.

O dia 20 de Junho é uma data marcante na história da Aston Martin. Faz amanhã 60 anos que se iniciaram as 24 Horas de Le Mans de 1959, que terminaram com a vitória da marca britânica.
Fundada em 1913, desde 1928 que a Aston Martin tentava chegar ao triunfo em Le Mans. Para a edição de 1959 a aposta era forte, mas foi muito com base na estratégia que a marca triunfou.
Fazendo alinhar três DBR/1, a Aston Martin apresentou-se com três duplas fortíssimas: Stirling Moss-Jack Fairman, Roy Salvadori-Carroll Shelby e Maurice Trintignant-Paul Frére.
Dada a partida, o Aston com o nº 4, com Moss ao volante, arrancou desenfreado. Compreendeu-se, depois, que estava a servir de "lebre", atraindo os Ferrari a irem na sua perseguição.
Ao fim de algumas horas, dois dos Ferrari 250 TR já tinham desistido, assim como (naturalmente) o Aston Martin de Moss-Fairman.
Mais prudentes do que os seus colegas de equipa, os vencedores de 1958, Phil Hill-Olivier Gendebien, no Ferrari 250 TR sobrevivente, chegaram à liderança durante a madrugada, mas também eles se viram forçados a desistir, a quatro horas do final da prova.
Carroll Shelby-Roy Salvadori e Maurice Trintignant-Paul Frère, nos DBR/1, viram-se então nas duas primeiras posições, levando a Aston Martin a um resultado histórico, que hoje recordamos, passados 60 anos.






Fotos: Media Aston Martin
Aston Martin celebra vitória em Le Mans Aston Martin celebra vitória em Le Mans Reviewed by Auto Vintage on 19.6.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.