Citroën no Monte Carlo: dez vitórias em 100 anos



Recordando o primeiro triunfo, conseguido há 60 anos.

27 de Janeiro de 2019. A Citroën consegue a sua décima vitória em Monte Carlo. 60 anos e dois dias depois de ter obtido o primeiro triunfo, a 25 de Janeiro de 1959. Que bela maneira de assinalar o centenário da marca.
Deixemos de lado mais um triunfo de Sébastien Ogier (o sexto consecutivo, primeiro com um modelo do construtor francês), por estar fora do nosso âmbito, e centremo-nos na vitória obtida há 60 anos por Paul Coltelloni, ao volante de um ID 19, tendo a companhia de… dois navegadores.
Na verdade, e tirando partido dos regulamentos de então, Coltelloni alinhou com dois co-pilotos, Claude Desrosiers et Pierre Alexandre, sendo que normalmente só aparece como tendo feito equipa com este último.
Uma participação que estava longe de ser uma estreia, uma vez que a Citroën, tendo como patrocinador a Yacco, já tinha confiado um DS oficial ao mesmo piloto na edição de 1956.
Para 1959, porém, Coltellini não alinhou com um DS de fábrica, mas antes com o ID… da sua mulher.
A máquina chegou para bater toda a concorrência, sendo que a mais forte veio da parte da Simca, com empenho oficial, que terminou com o segundo lugar, através da dupla André Thomas-Jean Delliere, num Aronde, e da Panhard (com um DB, em terceiro).
Sete anos depois, com Pauli Toivonen-Ensio Mikkander, agora já com um DS 21, a Citroën voltou a vencer, ficando depois décadas sem nenhum triunfo, até aparecer o "super" Sébastian Loeb.

Chegada ao ano do seu centenário, a Citroën soma dez triunfos no Rallye de Monte Carlo.




Citroën no Monte Carlo: dez vitórias em 100 anos Citroën no Monte Carlo: dez vitórias em 100 anos Reviewed by Auto Vintage on 28.1.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.