BMW 507 de Surtees



Automóvel será leiloado em Goodwood.


Não é um automóvel qualquer e aquele que foi seu proprietário muito menos. Deste modelo apenas foram produzidas 254 unidades e o piloto ainda é mais "raro": foi o único a ser campeão do Mundo em duas e quatro rodas. O BMW 507, que durante mais de meio século foi o automóvel particular de John Surtees, vai ser vendido em leilão, num local onde o piloto era "visita frequente": Goodwood.
Será a 13 de Julho que, por entre um catálogo de luxo – onde se destacam, também, um Aston Martin DB4 GT Zagato ou um Alfa Romeo Tipo B Monoposto – que o BMW 507 de Surtees será colocado à venda, por um valor que se estima poder vir a ultrapassar os três milhões de euros.
A história deste automóvel é deveras curiosa. Já depois de ter vencido, em 1956, o Campeonato do Mundo de Motociclismo, na categoria de 500cc, Surtees viu o engenheiro-chefe da BMW, Alexander von Falkenhausen, a conduzir um 507.
O próprio Surtees contava que fora o germânico quem o desafiara para experimentar o automóvel, que de imediato despertou a paixão do piloto.
O patrão da MV Agusta, para quem Surtees corria, decidiu oferecer-lhe uma prenda pelos excelentes resultados obtidos em pista e quando Surtees disse que queria o BMW 507 o italiano disse que "era muito dinheiro".
A conversa acabou com o conde Domenico Agusta a pagar metade do preço e Surtees o restante.
O piloto pediu então à BMW que fossem feitas algumas modificações: um pouco mais de potência no motor e travões de disco Dunlop.
Primeiro a caminho das corridas de motos – viria a somar mais seis títulos mundiais –, depois rumo às pistas do Circo da Fórmula Um (onde foi campeão em 1964), Surtees nunca deixou de conduzir o 507, mantendo-se como seu proprietário até ao dia da sua morte, a 10 de Março do ano passado.


Foto: Bonhams
BMW 507 de Surtees BMW 507 de Surtees Reviewed by Auto Vintage on 27.3.18 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.