Comprado em 2022 (por nove milhões de dólares), foi alvo de um meticuloso restauro para ter agora o título de “Best of Show”.
O singular Hispano-Suiza H6C “Tulipwood” Torpedo, que André Dubonnet encomendou em 1924, foi restaurado, meticulosamente, nos três últimos anos. Agora recebeu o prémio. Foi eleito “Best of Show” no Concurso de Elegância de Pebble Beach.
Vendido em 2022, em Monterey, pela RM/Sotheby’s, por 9.245.000 dólares, logo ali os compradores, o casal Lee e Penny Anderson (que nesse mesmo ano venceram em Pebble Beach, com um Duesenberg J), decidiram confiar o restauro da singular máquina à RM Auto Restoration.
Segundo o braço de restauro da leiloeira, daí para cá foram gastas cerca de 12 mil horas para devolver ao Hispano-Suiza toda a sua beleza.
Herdeiro de uma grande fortuna, André Dubonnet destacou-se como ás da aviação, inventor, atleta de várias modalidades e piloto de automobilismo.
Combinando todas essas facetas, em 1924 decidiu encomendar um Hispano-Suiza com uma carroçaria especial, com o qual pretendia participar na Targa Florio.
O resultado da encomenda foi uma carroçaria aerodinâmica, construída com tiras de mogno, montadas sobre uma estrutura interna, à qual estavam ligadas por nada menos do que 8.500 rebites.
O resultado foi uma carroçaria incrivelmente leve, pesando cerca de 70 quilos.
Apesar da madeira utilizada ter sido, como dissemos, o mogno, deram-lhe o apelido de Tulipwood (madeira de tulipa) referindo-se ao brilho da madeira que o reveste, um material que não só surpreende pela sua escolha inusitada, mas também cativa pelo seu apelo estético, com os veios naturais a transformarem-se num elemento decorativo.
A sua singular beleza e o imaculado estado actual foi suficiente para derrotar os restantes finalistas, nada menos do que um Maybach SW38 Spohn Sport Zweisitzer, de 1939, um Invicta 4.5 Litre S Type Corsica Drophead Coupé, de 1933, e um Maserati 200SI Fantuzzi, de 1956.
Foto: Pebble Beach Concours

No comments: